Desde o anúncio de Foamstars, jogadores já apontavam a semelhança notável que parecia existir (e, depois, se confirmou) entre o jogo da Square Enix e Splatoon, game de tiro da Nintendo em que as armas pintam os cenários de diferentes cores. Após o lançamento de Foamstars, é evidente que as comparações continuam.

Começo da partida.

O tom festivo das disputas entre personagens armados foi um dos aspectos que destacaram Splatoon na época do lançamento, em 2015. Em vez de se armarem até os dentes com metralhadoras e bombas, os personagens de Splatoon usavam armas de paintball, basicamente, que pintavam personagens e superfícies atingidos.

Foamstars parte de uma proposta semelhante. No caso do jogo da Square Enix, a diferença é que os personagens usam armas de espuma em vez de armas que disparam projéteis coloridos. Outras diferenças podem ser sentidas na maneira de jogar, evidentemente, e é isso que a Square Enix quer que as pessoas percebam.

Personagens de Splatoon.

"Sim, sim, eu sei", disse o produtor Kosuke Okatani em entrevista ao VideoGamesChronicle (VGC), quando perguntado sobre a semelhança com o jogo da Nintendo. "A internet está cheia de comparações, mas quem jogou de verdade sabe que é uma pegada totalmente diferente. A gente espera que você sinta isso também."

Okatani chegou a brincar, na entrevista, que gostaria que Foamstars integrasse um subgênero dos jogos de tiro que fosse semelhante ao conceito de metroidvania (Metroid + Castlevania) ou Soulsborne (Dark Souls + Bloodborne). No entanto, se depender somente dos fãs, isso, provavelmente, não acontecerá.

LEIA MAIS

Mesmo que Foamstars tenha uma estética própria, é fato que o tom, a apresentação e a jogabilidade lembram, sim, Splatoon. Não de forma que ambos possam ser considerados igualmente impactantes e influentes, mas de maneira que Foamstars parece uma versão não oficial de Splatoon para outras plataformas fora da Nintendo.

Bom, talvez, com o tempo, isso mude, embora pareça pouco provável. Foamstars está disponível para PS5 e PS4.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.