A Crytek lieberou o upgrade para as novas gerações de consoles da versão remasterizada de Crysis, permitindo que os donos das versões de PlayStation 4 e Xbox One consigam atualizar gratuitamente para as novas versões, aproveitando todo o desmpenho que os novos consoles têm para oferecer.
A atualização adiciona as opções de ativar os modos "Performance", "Quality" e "Ray Tracing" em todas as plataformas de nova geração. Enquanto o modo Performance entrega um desemepnho em 1080p e 60FPS tanto nos Xbox Series S\X e PlayStation 5, o modo Quality roda em QuadHD, 2060p a 60 FPS Series X, mas fica limitado a 1800p no PS5. Já o modo Ray Tracing, mais exigente, fica limitado a 1440p no PS5 e Xbox Series X, rodando a aproximadamente 60FPS, e apenas a 1080p e 30FPS no Series S.
O upgrade garante também uma melhora de performance de maneira geral, além de tempos de carregamento bem reduzidos, muito disso devido aos SSDs que equipam as novas gerações.
Além das atualizações de gráficos e desempenhos, o Crysis Remastered da nova geração inclui uma fase completamente nova, Ascension, que havia sido cortada da versão final do jogo para a geração anterior por ser muito complexa tecnicamente para ser renderizada nos hardwares mais limitados.
A Crytek também aproveitou a nova versão para corrigir alguns pequenos bugs que ainda estavam presente na versão anterior.