Sim, esse review está saindo um pouco atrasado em relação ao lançamento de Warhammer 40.000: Space Marine 2, e com isso em mente eu me peguei pensando: o que agregar ao montante de pensamentos e opiniões que já estão presentes na internet? Por isso, decidi fazer essa análise com um viés saudosista, não para com o primeiro Space Marine, o qual já admito que não joguei, mas sim para uma época onde os jogos triplo-A eram mais simples, focados e divertidos — o pacote completo.
Space Marine 2 é um jogo de tiro e ação em terceira pessoa, onde controlamos o Tenente Demetrian Titus, o Space Marine protagonista do jogo anterior. Titus agora retorna de sua penitência pelos eventos do primeiro jogo para enfrentar a invasão dos Tirânidos, uma raça alienígena comandada por uma mente de colmeia. Além disso, também terá que enfrentar o arqui-inimigo da humanidade: as forças do Caos. Se isso tudo não faz muito sentido pra você, fique tranquilo, porque o jogo não se preocupa em explicar muita coisa.
A história por trás da franquia Warhammer é extremamente rica, mas também complexa para os passageiros de primeira viagem. Porém, é aí que vem a pegada, isso não importa muito. A história em si não é tão relevante, ela funciona mais como um fio condutor entre as missões e as grandiosas batalhas, em vez de focar em desenvolvimento de personagens ou viradas de narrativa.
Tenho que admitir que fiquei sem entender algumas coisas que estavam acontecendo no jogo, apesar de conhecer a franquia Warhammer. O que ajuda Space Marine 2 são seus gráficos estupendos, e sua arquitetura. Alguns cenários são inacreditáveis de se olhar, ainda mais se você gosta da franquia. A trilha sonora, efeitos e as atuações dos personagens ajudam ainda mais na imersão, tornando cada passo impactante e cada louvor ao imperador da humanidade inesquecível; isso sem contar da enxurrada de inimigos em tela.
Assim, com todo esse primor técnico, e apesar da simplicidade e superficialidade da campanha, posso dizer que adorei cada segundo das intensas batalhas do jogo, e dos poucos personagens que a história apresenta. Os dois companheiros de Titus são personagens simplórios, mas que através das interações com o protagonista os dois conseguem brilhar em certos momentos, apesar de serem escassos.
Mas vamos lá, não estamos aqui pra falar de historinha, vamos agora falar sobre o recheio, a suculência desse jogo: o gameplay. Não tem nada revolucionário em Warhammer 40,000 Space Marine 2, apenas ande, atire, desça a porrada, mate e repita. Apesar dos diferentes modos de jogos trazerem mais variedade para o combate, que falarei mais adiante, o jogo não sai muito desse loop.
Como disse no começo, esse game me fez lembrar de tempos mais simples e calorosos, da época do PS2 ou Xbox 360. Me fez lembrar das primeiras aventuras de Marcus Fenix, Master Chief e Kratos. Uma época onde os desenvolvedores não precisavam se preocupar em expandir o mapa do mundo, ou encher o jogo de atividades extras, side quests, entre outras quinquilharias que a maioria dos triplo-A tem hoje em dia. Uma época de experiências concisas e amarradas, um fulgor de adrenalina ou tensão do começo ao fim, e Warhammer 40,000 Space Marine 2 é como esses jogos de outrora, um deleite de ação e porradaria.
Space Marine 2 não faz você perder seu tempo. A campanha já começa intensa, e nunca mais pára; além dela, há outros dois modos de jogo: as missões cooperativas, chamadas de Operações, e o modo jogador versus jogador, chamado de Guerra Eterna. As missões cooperativas se comportam de forma similar à campanha, que assim como ela, podem ser jogadas com mais dois amigos, ou sozinho se preferir. Boa parte das missões cooperativas são o lado B das encontradas no modo história, dando mais profundidade a elas.
Esses dois modos entregam muitos desafios se jogados nas dificuldades mais elevadas, e uma boa diversão nas mais fáceis. A variedade de inimigos é baixa, mas não chega a incomodar pela duração do jogo, só se prepare para rever alguns chefes, mesmo eles sendo bem espaçados uns dos outros. O que ajuda a variar o gameplay no modo Operações é a possibilidade de poder escolher entre diferentes classes, cada uma com uma habilidade exclusiva, apesar de certas limitações na escolha de armas.
As classes também estão presentes no modo PvP. Acredito que esse seja o mais esquecível dos modos, mas quem quiser mergulhar de cabeça nele vai se divertir, apesar dele não entregar nada que não já tenhamos visto em outros modos multiplayer do gênero, na última década. As partidas duram mais ou menos 10 minutos, e são bem velozes. Você não fica muito tempo morto e pode trocar sua classe no meio da partida.
Os três modos também vêm com três formas de progressão dentro do jogo. A do modo história é a mais simplória: conforme você vai jogando, vai liberando novas armas. Já o PvP liberando cosméticos para as diferentes classes, assim como diferentes conjuntos de armas para usar nas partidas. Mas é nas Operações que temos a mais importante das formas de progressão.
Conforme cada missão é concluída, o jogador ganha experiência para subir o nível de cada Space Marine, sendo 25 o limite, e também ganha itens cosméticos e um pouco da moeda do jogo. O foco maior está em gastar essa moeda para comprar diferentes habilidades passivas para cada uma das classes, e também melhorar as armas, que possuem vários ranks, sendo liberados conforme avança nas diferentes dificuldades. Ou seja, aqui temos o modo mais profundo e com mais possibilidade de customização de Space Marine 2, e sem dúvida o com mais potencial. A estrutura das Operações me lembrou jogos como Deep Rock Galatic (sem a parte da mineração), o que me agradou muito. Porém, é uma pena que até o momento só há seis missões para jogar, tornando-as um pouco repetitivas, mas novas quests devem vir no futuro, visto que os desenvolvedores já prometeram atualizações de conteúdo para o jogo.
Dito tudo isso, acredito que Warhammer 40,000 Space Marine 2 seja um jogo perfeito para o atual momento dos triplo-A modernos. Ele vai direto ao ponto, não desrespeita o tempo do jogador e dá a possibilidade de se aprofundar em seus diferentes modos. Entregando um gameplay empolgante e desafiador, com os gráficos mais lindos que qualquer jogo da franquia Warhammer já teve, Space Marice 2 se sedimenta como um jogo necessário para os amantes de jogos de tiro em terceira pessoa.
- Lançamento
09.09.2024
- Publicadora
Focus Entertainment
- Desenvolvedora
Saber Interactive
- Censura
18 anos
- Gênero
Shooter em terceira pessoa
- Testado em
PlayStation 5
- Plataformas