Após um hiato de 2 anos, a Electronic Arts retorna ao octógono em grande estilo com EA Sports UFC 4, trazendo consigo mecânicas de combate melhoradas e modos de jogos interessantes, mas também com boas ideias que são mal aproveitadas.

Como já é de costume na série, você pode optar por se dedicar e utilizar várias artes marciais, incluindo Kickboxing, Pugilista, Equilibrado, Wrestler e Jiu-Jitsu. Cada uma dessas opções traz um jeito bem único de se lutar, misturado-se também com o tipo corporal do seu lutador.

Com péssimas lembranças dos jogos anteriores nas lutas no chão, comecei o game optando pelos lutadores que são melhores em pé, e como no passado o jogo entrega uma ótima jogabilidade. Acertar joelhadas e chutes giratórios é prazeroso, principalmente quando bem combinados com jabs e diretos.

A grande surpresa, porém, foi quando testei a luta no chão e fiquei feliz em descobrir que ela se tornou um pouco mais intuitiva e melhor explicada. Ainda assim, ela ainda tem vários problemas, principalmente pela falta de explicação de como você pode controlar melhor seu lutador quando está em posição de vantagem, e até mesmo em como realizar uma finalização específica.

Ainda em termos de mecânicas e design dos controles, algo que me incomodou bastante foi na hora de tentar acertar socos no tronco já que, por se mapeado com o mesmo botão que é utilizado na derrubada, muitas vezes você acaba fazendo o que não quer e em certos casos até me custando a vitória por tomar um contra golpe.

5 minutos sem perder a amizade

UFC 4 possui dois modos que são divertidos para jogar com os amigos: Nocaute e Trocação.

Em Nocaute, o game se espelha em grandes jogos de luta tradicionais como Mortal Kombat, Street Fighter e outros - trazendo barra de vida e partidas decididas numa melhor de 3 rounds. A luta acontece em um ringue que é um santuário de Muay Thai e as luvas se transformam em cordas.

Já no modo Trocação, como o próprio nome já diz, a porrada come solta. A luta acontece em um ringue de fundo de quintal - o que é maravilhoso -, todas as brigas acontecem em pé e a vitória é decidida somente por nocaute.

Infelizmente, porém, os dois cenários são utilizados apenas nesses modos, e não são aproveitados da melhor maneira no game em geral.

O Modo Carreira foi a minha grande decepção, criando uma expectativa de algo semelhante ao Jornada da série FIFA, mas que acaba desperdiçando esta oportunidade após um começo promissor.

Logo de início é apresentada uma história do seu treinador sendo entrevistado em uma luta da sua pré-estreia no UFC, e todo o começo do modo gira ao redor de lutas em um octógono de estacionamento, onde ele te recrutou por toda a sua garra e determinação.

As primeiras 5 lutas possuem diálogos e algumas cutscenes. Infelizmente, após sua estreia no UFC, elas simplesmente desaparecem, e a sensação que fica a partir daí é que tudo é genérico.

A partir daí, o objetivo do modo Carreira vai além do cinturão de campeão: você pode tentar se tornar o Melhor de Todos os Tempos, realizando diversas tarefas específicas como ganhar várias defesas de cinturão seguidas, ou então ganhar mais de US$ 1 milhão em lutas, o que te dá um bom motivo para seguir em frente até esgotar toda a sua energia e você pendurar as luvas.

No fim, porém, o modo acaba criando toda uma expectativa que acaba não cumprindo, tornando-se uma tentativa de imersão falha.

Ainda falando de Carreira, antes de cada confronto você tem algumas semanas para se preparar, podendo fazer treinos, aprender novos golpes, fazer promoções para aumentar sua popularidade/expectativa para a luta e realizar um estudo sobre o adversário.

Apesar de parecer interessante, esse modelo acaba se tornando um grind totalmente longo e chato por não ter como acelerar este processo, forçando você a passar mais de 15 minutos se preparando para algo que às vezes não dura 1 minuto.

Claro que é compreensível, já que na vida real os lutadores de MMA passam muito tempo treinando (e muitas lutas acabam terminando rapidamente), mas com certeza fazer com que o jogador “sinta” isso na pele, sem uma opção de treino automático, é péssimo.

UFC 4 possui diversos itens de personalização do personagem que podem ser utilizados em todos os modos em que você utiliza o seu próprio lutador, alguns são incríveis, como por exemplo usar uma máscara de urso. Você pode adquirir usando as moedas que ganha realizando missões dentro do jogo ou pode comprar com dinheiro real e claro, é muito difícil conseguir juntar as moedas in game quase forçando a gastar dinheiro.

De modo geral, o game é divertido para jogar com amigos e se aventurar com seu próprio personagem no mundo do MMA, mas acaba ficando extremamente maçante e repetitivo.

  • Lançamento

    14.08.2020

  • Publicadora

    Electronic Arts

  • Desenvolvedora

    EA Sports

  • Censura

    14 anos

  • Gênero

    Esporte

  • Testado em

    PlayStation 4

  • Plataformas

    PlayStation 4 Xbox One

Nota do crítico