Este não é um review de Concord. Mas, ao mesmo tempo, é uma tentativa de emitir alguma opinião a respeito do mais recente jogo exclusivo da Sony, que saiu para o PS5 e PC.
Concord foi lançado, após um breve período de testes, e apenas poucos meses depois de ser anunciado. O título vem com a proposta de ser mais um "hero shooter", ou seja, aquele tipo de jogo multiplayer competitivo, com heróis assimétricos dos dois lados da partida. Cada personagem tem sua determinada habilidade e, ao mesmo tempo, a estratégia pode variar de acordo com o gosto do jogador.
Gráficos de nova geração, um multiplayer ágil e muito conteúdo para destravar, sem a necessidade de comprar um famigerado "Passe de Batalha". Tudo certinho para termos mais um jogo divertido para aproveitar com os amigos... Ou será que não?
Concord, infelizmente, falhou, com picos de menos de 700 jogadores em sua data de lançamento para a versão Steam, algo considerado abismal para um jogo de uma empresa tão grande e importante quanto a Sony. O número oficial de vendas ainda não foi divulgado, e possivelmente nem será. Ainda assim, menos de 700 usuários durante o lançamento no PC não é um sinal dos melhores.
É possível que no PS5 a coisa não tenha sido muito diferente. Concord é um jogo caro. Custa cerca de R$ 200 nas duas plataformas onde está disponível. Investir um 'preço cheio' em uma marca nova não é para qualquer jogador, especialmente em uma época em que há muitos concorrentes similares e, de certa forma, melhores.
Concord, acima de tudo, talvez tenha errado seu timing, algo que já tínhamos detalhado no preview - linkado mais acima -, e também em seu formato.
Fortnite, Overwatch 2, Apex Legends, Team Fortress 2, Valorant, Marvel Rivals, Call of Duty Warzone, PUBG, Free Fire, entre muitos e muitos outros. Todos são jogos gratuitos, de enorme ou médio sucesso, e que encontraram seu público. Até mesmo Deadlock, futuro jogo da Valve dentro do mesmo gênero, encontrou seu público antes mesmo de ser anunciado, com picos de 16 mil usuários no Steam em sua fase de testes.
Aliás, Deadlock é uma prova de que a estratégia e timing de Concord poderiam ter sido melhores. O game da Valve é uma mescla entre Mobas e Hero Shooter. Sabe quem também tinha estes dois gêneros misturados? Battleborn.
Lançado em 2016, Battleborn também fracassou. O jogo foi transformado em gratuito pouco tempo depois e, mesmo assim, teve seus servidores desligados logo em seguida. Com Deadlock, a história tem sido diferente e tudo aponta para um grande sucesso vindo pelas mãos da Valve. Alguns motivos podem ajudar, entre eles: A) muito tempo depois de Battleborn; B) jogo grátis desde o lançamento, até segunda ordem; e C) produtora de pedigree responsável pela sua produção.
Concord, se continuar considerado um "flop", tem o caminho de se tornar gratuito no futuro, como já ocorreu com outros exemplos recentes. É possível que ele encontre seu público mais adiante e se torne um sucesso inesperado, mas as chances ainda são mínimas.
O que é uma pena, de verdade. Ninguém torce para um jogo fracassar. Todo mundo quer se divertir. Mas nem sempre as grandes produtoras "se ajudam". O estúdio Firewalk pode ter sofrido com péssimas decisões da alta cúpula da Sony - e o preço pode ser alto.
Além de tudo, Concord é um jogo minimamente divertido. As partidas são rápidas. Os personagens, apesar de pouco inspirados, têm habilidades interessantes. A jogabilidade é redondinha. É possível melhorar, é possível encontrar um caminho. A fórmula é boa. Mas será que dá tempo?