A presença de alguns clubes brasileiros em FIFA 20 está trazendo problemas para a Conmebol. Equipes como Flamengo, Corinthians e Palmeiras possuem contrato de exclusividade com Pro Evolution Soccer, mas estão disponíveis no game da EA por meio da expansão que traz a Copa Libertadores da América ao jogo.

De acordo com documento obtido pelo Globo Esporte, cinco clubes brasileiros encaminharam uma nota reclamando da arbitrariedade da CONMEBOL, entidade responsável pela Libertadores e por ter cedido os direitos de imagem dos clubes à EA. Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR e Atlético-MG assinam o documento.

Em resumo, a nota questiona a Carta de Confirmidad y Compromiso, que deve ser assinada pelos clubes para garantir o cumprimento das regras estabelecidas pela CONMEBOL. Os times reclamam que tal carta deveria ser assinada antes mesmo do regulamento oficial da CONMEBOL ter sido enviado às equipes, denotando uma postura arbitrária do órgão.

Em resposta ao veículo, a CONMEBOL diz que os direitos que dizem respeito aos games estão inclusos no regulamento desde 2018, e que qualquer divergência dos clubes sobre essa regra deveria ser informada previamente.

As burocracias que envolvem direitos de imagem e games não são nenhuma novidade. Vale lembrar, o Brasil é o único país da Libertadores que não tem seus jogadores licenciados pela EA, já que o método de negociação dos direitos são diferentes de todos os outros países contemplados pelo game.

Com alguma polêmicas a seu redor, a Libertadores chega ao FIFA 20 no dia 3 de março. Confira o que achamos da expansão.