Marcelo Camargo/Agência Brasil
Bolsonaro diz que vai reduzir IPI sobre games para 30%
Governo baixou alíquota em 2019; presidente afirmou que retornará a questão após 'molecada chiar'
O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre o tema da redução dos impostos sobre os games.
Em suas redes sociais, Bolsonaro afirmou ter pedido ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, para estabelecer um teto de 30% para o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre consoles. "Reconheço não ser o ideal, mas estamos avançando", escreveu o presidente.
Em sua live semanal, Bolsonaro também falou sobre o tema. "A garotada ano passado começou a reclamar do preço de jogos eletrônicos e conseguimos passar o maior degrau de 50% a 40%. A molecada voltou a chiar, com razão, e já conversei com o Paulo Guedes, e agora vamos passar de 40% para 30%", disse.
Bolsonaro e impostos
Em junho de 2019, Bolsonaro afirmou que o governo estudaria a redução dos impostos sobre videogames no país. Após à reação de sua mensagem nas redes sociais, o presidente voltou a tocar sobre o assunto, levando o tema a sua equipe econômica.
A movimentação resultou em uma redução do IPI sobre consoles. As alíquotas, que antes variavam entre 20% a 50%, agora passam a ficar entre 16% e 40%, dependendo do tipo de produto.
A redução de impostos levou a um corte de R$ 200 no preço sugerido do PlayStation 4, do PS4 Pro e de acessórios no país.
O tema também vem sendo tratado paralelamente no Legislativo. Em agosto, o CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para garantir isenção de consoles e jogos fabricados no Brasil. A proposta aguarda votação no Plenário.