Nesta sexta (20), após tanta espera, o novo God of War finalmente chegará ao PlayStation 4, agora levando o herói Kratos para os reinos e mundos da mitologia nórdica - Aliás, você já pode conferir nossa análise do jogo.

Mas, antes de partir para os Nove Reinos, o Fantasma de Esparta passou os últimos jogos retalhando o panteão da mitologia de grega, de deuses a titãs até todo tipo de criatura venerada ou temida na Antiguidade.

Por isso, separamos algumas das lutas mais incríveis já criadas para a série - pelo menos, por enquanto.

Hydra (God of War)

O primeiro God of War mostrou a que veio nesta grande sequência inicial, em que Kratos atravessa uma série de navios naufragados e destruídos para enfrentar a Hydra, atacando e mudando a estrutura da área da batalha até finalmente impalar a criatura no mastro de um barco.

Cronos (God of War III)

Fadado a carregar o Templo de Pandora (onde boa parte do primeiro God of War), Cronos é quase uma fase por si só, com Kratos tendo que navegar por diferentes partes de seu corpo, e enfrentando vários inimigos.

No fim, o Titã acaba tendo suas tripas cortadas por dentro após tentar devorar Kratos, e finalmente morto com a Espada do Olimpo fincada na testa.

Colosso de Rodes (God of War II)

God of War II é repleto de chefes icônicos, mas talvez nenhum deles supere sua sequência inicial contra o Colosso de Rodes.

No mundo real, o Colosso foi destruído por um terremoto que afetou a região.

No mundo de God of War, a Maravilha do Mundo foi totalmente desmontada por Kratos - agora Deus da Guerra - após tomar vida e atacar os exércitos de Esparta, que invadiam a cidade.

… Infelizmente para o herói, ele teve de tirar toda sua energia divina para isso, e foi traído por Zeus logo depois.

Ares (God of War)

Grande antagonista do game original, Ares tem uma batalha digna de um Deus da Guerra, cheia de fases e momentos diferentes - incluindo uma batalha entre Kratos e seus clones para proteger sua família -, culminando com um duelo de espadas entre os dois (em forma de gigantes) às margens de Atenas.

Kraken (God of War II)

Para entrar no templo das Irmãs do Destino, Kratos deve primeiro enfrentar o Kraken (também inspirado em Fúria de Titãs), cortando seus tentáculos até finalmente ativar o mecanismo que ativa a ponte - matando-o de forma brutal no processo.

Clotho (God of War II)

Parte chefe, parte quebra-cabeças, a última Irmã do Destino é uma monstruosidade de vários andares, forçando Kratos a utilizar várias partes da arena para seguir até o topo e finalmente derrotá-la.

Zeus (God of War II)

Deus maior da mitologia grega e chefe final de God of War II, Zeus também tem uma luta composta de vários momentos diferentes, começando de forma gigante e usando seus raios e a Espada de Olimpo para enfrentar seu filho.

Perséfone (God of War: Chains of Olympus)

Principal antagonista do primeiro jogo de PSP, Perséfone, junto do titã Atlas, tenta  (sem sucesso) derrotar o Fantasma de Esparta na batalha final, soltando desde bolas de energia até manipular Kratos para desistir de lutar.

 

Lahkesis e Atropos (God of War II)

A batalha com as duas primeiras Irmãs do Destino é cheia de reviravoltas e momentos especiais - incluindo um retorno ao clímax do primeiro God of War -, culminando com as vilãs sendo presas por Kratos em um espelho.

 

Hades (God of War III)

Hades quer vingança pela morte de Perséfone, e para isso utiliza seus diversos ataques de correntes e mortos-vivos para derrotar Kratos, antes de ser morto e ter sua alma absorvida pelas próprias armas.

Zeus (God of War III)

A conclusão da trilogia acaba com uma revanche contra Zeus no coração de Gaia, culminando com o Deus do Olimpo sendo trucidado por Kratos ao ponto de a tela ficar totalmente vermelha de sangue.

Scylla (God of War: Ghost of Sparta)

Praticamente uma versão do monstro de Cloverfield de God of War, Scylla é enfrentada por Kratos em diferentes fases, desde seus tentáculos - e “crias” - até o combate final em que o bicho é empalado por uma broca, cortesia de Kratos.

Thanatos (God of War: Ghost of Sparta)

Grande vilão de Ghost of Sparta, Thanatos ganha destaque por ser a rara luta em que Kratos tem ajuda no combate final, cortesia de seu irmão, Deimos.

Aegaegon e Megera (God of War: Ascension)

Usando o enorme corpo do Hecatonquiro Aegaegon - tão grande que serve como prisão -, a Fúria Megera utiliza uma série de parasitas gigantes para tentar derrotar Kratos, que destroem tanto os braços quanto a cabeça do ser mitológico.

Alecto e Tisífone (God of War: Ascension)

Na batalha final de Ascension, as duas Fúrias enfrentam Kratos de diferentes formas, às vezes lutando ou manipulando a mente do espartano.

No fim, Alecto chega até a virar um monstro gigante cheio de tentáculos - não tão diferente do Kraken ou até Scylla - antes de ser finalmente morta pelo guerreiro.

Teseu (God of War II)

Um dos grandes heróis da mitologia grega e fundador de Atenas, Teseu enfrenta Kratos durante sua jornada no Templo das Irmãs do Destino, enfrentando o espartano com uma lança de duas pontas, poderes de gelo, e até chamando minotauros para seu auxílio

(O que, se conhece a história de Teseu, é um tanto irônico)

Kratos, porém, leva a melhor, e Teseu acaba sendo recompensado com sua cabeça esmagada pela porta que defendia.

Rei Bárbaro (God of War II)

Derrotado em vida por Kratos após o espartano jurar lealdade a Ares, o fantasma do Rei Bárbaro tenta uma revanche contra seu inimigo, primeiro montado em um cavalo, depois chamando a ajuda de outros espíritos, e finalmente crescendo de tamanho.

... Não dá certo, e o Fantasma de Esparta ainda leva seu martelo como prêmio.

Perseu (God of War II)

Outro grande herói da mitologia grega, Perseu utiliza diversos itens e equipamentos especiais ao enfrentar Kratos, de um elmo de invisibilidade até um escudo capaz de cegar o guerreiro temporariamente.

Curiosamente, esta versão de Perseu é dublado e seu visual inspirado pelo ator Harry Hamlin, que deu vida ao herói grego na versão original do filme Fúria de Titãs - que foi uma das principais bases para a criação da série God of War como um todo.

Poseidon (God of War III)

O Deus dos Mares traz a primeira grande luta épica de God of War III, como Poseidon enfrenta Kratos no topo de Gaia com sua carruagem de cavalos aquáticos, antes de voltar a sua forma humana e ser brutalmente espancado pelo espartano.

(Para piorar, o jogador vê esta morte brutal pelos próprios olhos de Poseidon)

Hércules (God of War III)

Um dos heróis gregos mais famosos de todos os tempos (mesmo com o nome romano), Hércules utiliza as diferentes armas e equipamentos que ganhou com seus 12 Trabalhos - e vários minions - para tentar derrotar Kratos.

No fim, tudo o que ele consegue é uma cabeça esmagada.

Como curiosidade, este Hércules é dublado por Kevin Sorbo, que deu vida ao herói no popular seriado dos anos 1990.