Alien Isolation foi lançado em 6 de outubro de 2014. Na época, a popular série cinematográfica estava em baixa, com a recepção morna do filme Prometheus, que estreara dois anos antes nos cinemas, e com expectativas moderadas para o que viria a ser Alien: Covenant, em 2017. Com Isolation, os fãs se sentiram agraciados com uma novidade inesperada e incrivelmente boa.
Um verdadeiro e digno representante da saga Alien.
Produzido pela Creative Assembly e em parceria com a SEGA, Alien Isolation chegou de mansinho e pegou todos de surpresa. Era um verdadeiro game de terror, com ótima abordagem, inteligência artificial afiada e uma história que, ao mesmo tempo, prestava homenagens para os filmes, ao mesmo tempo em que explorava áreas inéditas deste universo.
10 anos depois, porque Alien Isolation ainda é relevante? Para tentar responder isso vamos a fatos que colocam o jogo em posição de destaque.
1. Respeito ao legado
Nem sempre acontece, mas legado é importante em alguns contextos. Alien Isolation também leva isso a sério e funciona como uma sequência para os fatos do primeiro filme Alien, ainda que se passe muitos anos depois. É muito gratificante acompanhar a história de Amanda Ripley, filha de Ellen Ripley, especialmente se você acompanhou toda a história da mãe.
Divulgação/SEGA
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
2. Ganhou vários relançamentos
Ninguém quer saber de jogo ruim. Quando ele é lançado, normalmente fica esquecido na plataforma original. Alien Isolation saiu pela primeira vez ainda no PS3, Xbox 360 e PC. Anos depois ganhou edições no PS4, Xbox One, Nintendo Switch e até mesmo no iOS e Android. Não falta lugar para jogar! Ficamos no aguardo de versões dedicadas no PS5 e Xbox Series S e X.
Divulgação/SEGA
3. Prêmios
Alien Isolation é um jogo premiado. E muito! Saca só a lista do que ele ganhou: Jogo do Ano pela PC Gamer, Jogo de Horror do Ano pelo GamesRadar, Melhor trabalho sonoro pelo BAFTA e pelo GDC Awards, além de ter sido indicado a melhor trilha sonora e melhor jogo de ação no The Game Awards de 2014.
Divulgação/SEGA
4. Derivados
Alien Isolation não é apenas um jogo, ele é um universo dentro de si mesmo. O game ganhou um monte de spin-offs e derivados. A gente teve uma série animada que foi transmitida pelo IGN, uma mesa de pinball oficial em Zen Pinball 2 e Pinball FX 2, duas séries em quadrinhos, Alien Resistance e Aliens Rescue, além de um jogo paralelo, Alien Blackout, que saiu para celulares, mas infelizmente não está mais no ar.
Divulgação/SEGA
5. Influências cinematográficas
O filme Alien Romulus, recente, agora de 2024, teve algumas influências de Alien Isolation. A começar pelo clima e pelos protagonistas mais jovens, da mesma forma que Amanda Ripley. O diretor Fede Alvarez chegou a declarar em uma entrevista que inseriu elementos que prestam homenagens ao jogo, como telefones sempre que um momento ruim ia acontecer – no game eles servem para salvar o progresso, pois algo de ruim viria pela frente.
Reprodução
6. IA, quando não era algo ruim
A inteligência artificial de Alien Isolation, até hoje, é considerada uma das mais avançadas em jogos. Ela utiliza duas tecnologias distintas: a Director AI, que direciona o Xenomorfo para onde o jogador está; e a Behavior Tree, que modifica o comportamento da criatura de acordo com o que acontece ao seu redor. Assim o Alien do jogo pode explorar, andar por todo o cenário, sentir medo, aprender com a dor e nem sempre evitar ataques do jogador, entre outros elementos bem realistas.
Divulgação/SEGA
7. Um jogo cuidadoso
A produção de Alien Isolation quis tomar cuidado nos mínimos detalhes. Referências aos filmes, uso de atores clássicos, roteiro reescrito para poder se adequar mais com a série. É um jogo que foi feito por pessoas que têm grande carinho com a marca e isso fica claro enquanto jogamos. Não é por um acaso que, até hoje, é um título respeitado e reverenciado.
Divulgação/SEGA
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
8. Salvou Alien nos games
Além de tudo isso, Alien Isolation veio na esteira de um fracasso! Alien Colonial Marines havia sido lançado no ano anterior e foi considerado uma enorme falha e mancha em toda a série. O jogo anterior apresentava inteligência artificial risível, desafio inexistente e outros vários problemas, quase levando a marca para a lata do esquecimento. Foi Isolation que resgatou isso e apagou o gosto ruim deixado na boca dos fãs.
Divulgação/SEGA