A transferência de Neymar do Barcelona para o PSG pode ter consequências inesperadas para a Konami em Pro Evolution Soccer 2018. O clube catalão, que é um dos parceiros oficiais do game, empresta seu símbolo e cores para uma edição especial, chamada Barcelona Edition, que conta com diversos jogadores na capa - e Neymar em destaque.

Na arte, Neymar está no centro, à frente do argentino Lionel Messi e do uruguaio Luis Suárez, que estampa a capa da edição regular do game. Confira:

PES 2018 Barcelona Edition

A capa da Barcelona Edition de PES 2018, com Neymar à frente

Reprodução/Konami

Com a saída de Neymar do Barça, rapidamente a agremiação têm retirado a imagem do brasileiro de materiais promocionais. O jogador foi substituído pelo croata Ivan Rakitic no anúncio de um jogo contra a Chapecoense e também já sumiu das artes que estampam a loja oficial do clube no estádio Camp Nou.

Curiosamente, esse tipo de caso já aconteceu com jogos de outros esportes. Como nota o Kotaku, a EA passou por um problema semelhante no futebol americano quando Brett Favre, astro de capa de Madden 09, trocou o Green Bay Packers pelo New York Jets. O estúdio manteve Favre com a camisa do Packers.

Um problema similar ao da Konami também está acontecendo no basquete - Kyrie Irving, astro do Cleveland Cavaliers na capa de NBA 2K18, pediu para deixar o time.

Ao The Enemy, a Konami informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não tem posicionamento oficial sobre o caso.

Com narração de Milton Leite e comentários de Mauro Beting, PES 2018 chega em 12 de setembro ao PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PCNós jogamos o game na E3 2017 e a experiência surpreendeu - leia aqui.