Depois de explorar um mundo de fantasia com Genshin Impact e colocar um jogador num trem que anda pelo espaço para conhecer novos planetas com Honkai: Star Rail, a HoYoverse aposta num universo mais próximo e familiar. Zenless Zone Zero, aguardado próximo lançamento da empresa, introduz um novo mundo, dessa vez, contemporâneo, com problemas comuns e muita, mas muita ação.
A convite da HoYoverse, o The Enemy visitou os estúdios da empresa e testou uma versão próxima à final e pode atestar que ZZZ tem tudo para ser mais um grande acerto.
À primeira vista, ZZZ parece o típico jogo em estilo anime já esperado pelo fã da HoYoverse, o que nem de longe é um ponto negativo, afinal, a familiaridade é justamente o que pode levar a boas surpresas.
Ao começar a explorar o mundo de Zenless Zone Zero, o jogador é apresentado a um universo contemporâneo com uma cidade fortemente inspirado no Japão, chamada Nova Eridu, na qual são encontradas lojas, comércios e afins. Tudo serve para introduzir uma temática pós-apocalíptica, anomalias trazidas a esse planeta devido a desastres e coisas do tipo.
A história do jogo é apresentada de forma interessante. Existem trechos com vídeos cinematográficos, outros com painéis similares a histórias em quadrinhos e diálogos ao melhor estilo graphic novel, todos extremamente estilosos e que apenas realçam a identidade escolhida pela HoYoverse para ZZZ, no caso, uma ambientação urbana e artística com visível inspiração no cenário do hip-hop.
O jogador, em um aspecto narrativo, é colocado na pele de um Proxy, que são pessoas com poder de viajar entre dimensões e, com isso, responsáveis por ajudar a população a explorar o epicentro dos desastres em buscas de recursos importantes gerados pelas anomalias (tudo isso sem ter o protagonista jogável nos combates, o que é uma decisão interessante).
Já entrando nesse aspecto, o combate foi feito claramente para deixar todos os fãs de games como Devil May Cry e até mesmo da série Souls contentes. A ação cheia de estilo dos combates de ZZZ traz muito do já conhecido pelo jogador de Genshin Impact no sentido de explorar combinações entre as habilidades dos personagens, mas, dessa vez, com lutas que se tornam exponencialmente mais desafiadoras.
Embora pareça simples no início devido ao fato de personagens possuírem apenas quatro tipos de comandos com golpes normais, especiais, carregados e uma esquiva, o jogo apresenta camadas de interações entre agentes e, mais importante, desafia o jogador a entender seus oponentes, afinal, até o mais simples monstrinho pode causar um grande estrago se acertar mais do que alguns ataques.
Aliado a isso, cada personagem apresenta mecânicas únicas, seja com golpes específicos ou mesmo combos avançados dignos de jogos de luta (uma das inspirações para a criação do sistema, segundo o produtor Zhenyu Li).
Portanto, sera uma das missões do jogador de ZZZ dominar lutas e habilidades de cada um dos personagens que decidir utilizar nos combates, principalmente se o objetivo for enfrentar inimigos e chefes mais poderosos.
O loop de gameplay no qual o jogador irá se encontrar em Zenless Zone Zero é justamente esse, aumentar o nível dos personagens para conseguir enfrentar cada vez missões e inimigos mais difíceis e garantir recompensas melhores, aquele estilo HoYoverse que muitos já conhecem.
Cada aspecto dos personagens necessita de um recurso específico para ser melhorado. Por exemplo, aumentar o nível de habilidades requer um item diferente do solicitado para melhorar equipamentos e cada um é conquistado em atividades diferentes, processo familiar para que joga ou já jogou Genshin Impact ou Honkai Star Rail.
O sistema de energia também se faz presente em ZZZ, ou seja, o jogador deverá investir recursos para conquistar recompensas após atividades, assim como funciona a Resina em Genshin Impact, mas não é necessário gastar para jogar a história, pelo menos.
Porém, aliado a esse loop de objetivos diários para aumentar o poder da equipe, o jogo também oferece maneiras de melhorar o relacionamento com todos os personagens, com missões específicas para estreitar os laços entre o personagens, alguns ligeiramente diferenciados como participar de um evento no fliperama local, uma espécie de campeonato, encontros em lojas, passeios pelo mapa e afins.
Depois de falar tanto, a impressão que tive após jogar essa versão praticamente finalizada de Zenless Zone Zero e a de que temos aqui, muito possivelmente, mais um grande acerto da HoYoverse.
Personagens carismáticos como já é de costume, mas também uma jogabilidade familiar, porém, diferente o suficiente para poder ser chamada de única e que explora todo o pacote oferecido por ZZZ que e essa pegada contemporânea, hip-hop, street wear, grafite, música, tudo isso combina muito bem e deixa animado para ver o que será desse jogo após o lançamento, programado para 4 de julho. O jogo chega para PC, iOS, Android e PS5.
- Publicadora
HoYoverse
- Desenvolvedora
HoYoverse
- Gênero
Ação, RPG
- Plataformas