A Microsoft revelou que a tecnologia de Auto HDR, lançada originalmente nos consoles Xbox Series X/S, chegará em breve aos jogos do Windows 10.

A função está em teste entre os usuários do programa Windows Insider e deverá funcionar com mais de mil jogos que utilizam DirectX 11 e DirectX 12 nos computadores. O Auto HDR oferece um maior espectro de cores e melhorias na iluminação de jogos, mesmo que eles não tenham esse recurso nativo, sem a necessidade de mudanças ou atualizações feitas pelos desenvolvedores dos games.

Assim como nos Xbox Series X/S, o Auto HDR pode ser desativado se o jogador preferir, não é uma mudança obrigatória. Para experimentar o Auto HDR no PC, o usuário precisa fazer parte do programa Windows Insider e ter um monitor com suporte para HDR.

Microsoft vai levar Auto HDR do Xbox para jogos do Windows 10
Microsoft/Divulgação

Para demonstrar os efeitos do Auto HDR, a Microsoft divulgou uma imagem de Gears 5: Detona-Colméias (acima). A tela da esquerda está rodando em SDR, a do meio com HDR e a da direita com o HDR nativo do jogo. As partes em cinza são as que são representadas pela tecnologia SDR, enquanto as áreas coloridas só ficam visíveis em monitores HDR, trazendo mais efeitos de sombreamento, reflexos e detalhes para o game.