Com milhares de jogos lançados no Steam a cada ano, encontrar exatamente o que você procura pode ser desafiador. Principalmente, quando um jogo se encaixa em um gênero maior, como os jogos de tiro em primeira pessoa. Para facilitar a vida dos fãs de shooters com uma pegada retrô, a Valve adicionou o termo "boomer shooter" ao banco de dados do Steam. Era uma piada, mas passou a ser realidade.

Wolfenstein 3D clássico.

O termo "boomer shooter" se refere a qualquer FPS que remeta ao estilo clássico de Doom, seja o jogo em questão um clássico dos anos 1990 de fato, como Doom, ou um título indie moderno, como Turbo Overkill ou Dusk. No momento, um total de 64 jogos se enquadram nessa categoria, incluindo Star Wars: Dark Forces, Ion Fury, Warhammer 40K: Boltgun e outros.

De acordo com o GameSpot, a expressão "boomer shooter" surgiu como uma piada interna na equipe por trás do mencionado Dusk, lançado em 2018. Andrew Hulshult, que compôs a trilha sonora de Dusk e outros títulos semelhantes, como Amid Evil e Prodeus, afirmou no X (antigo Twitter) que a equipe viu a expressão sendo usada para descrever o Doom original e decidiu adotá-la por ser inusitada.

Inimigos em Dusk.

LEIA MAIS

Boomer Shooter agora é uma categoria ativa no Steam e conta com a própria página separada para facilitar o acesso a cada jogo. Além dos títulos mencionados acima, a página lista alguns títulos futuros, como o Agent 64: Spies Never Die, uma homenagem ao FPS retrô Goldeneye 64, e Mouse, que busca inspiração na era Steamboat Willie do Mickey Mouse, agora de domínio público.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.