A compra dos estúdios ocidentais da Square Enix pelo grupo Embracer foi concluída. A prtir de agora, Crystal Dynamics e Eidos Montreal terão total controle criativo de Tomb Raider e Deus Ex, respectivamente, dois dos maiores jogos das empresas em questão.
Leia mais
- Venda de estúdios Square Enix é aprovada por órgãos reguladores
- Square Enix terá novo estúdio no Ocidente
- Tomb Raider: Crystal Dynamics retira do ar podcast que vazou detalhes do game
Após a aprovação da negociação com a Square Enix, o Embracer Group devolveu a autonomia dos estúdios sobre as propriedades intelectuais. Até então, jogos como Tomb Raider, Deus Ex e Legacy of Kain eram IPs da Square Enix, que direcionava o desenvolvimento dos jogos para os estúdios.
Esse é, inclusive, um dos motivos que tirou a conclusão da última trilogia de Tomb Raider da equipe criativa original. Enquanto Tomb Raider (2013) e Rise of the Tomb Raider (2015) foram desenvolvidos pela Crystal Dynamics, Shadow of the Tomb Raider (2018) foi alocado para a Eidos Montreal, para que o estúdio original pudesse focar em Marvel’s Avengers.
Decisões executivas desse tipo afetavam, naturalmente, a qualidade e consistência de franquias importantes, além do próprio catálogo de lançamentos, resultando em problemas de crunch e também adiamentos.
Ao que tudo indica, a nova gestão está mais interessada em resultados positivos do que em se envolver nas decisões criativas dos próximos jogos, devolvendo propriedades intelectuais aos respectivos estúdios.
Com isso, Crystal Dynamic e Eidos Montreal já atualizaram os termos de serviço e privacidade, notificando que retomaram o controle total sobre Tomb Raider e Deus Ex. O mesmo deve ocorrer com outras franquias.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook, TikTok e no Google News para não perder nenhum conteúdo!
- Lançamento
10.11.2015
- Publicadora
Microsoft Studios
- Desenvolvedora
Crystal Dynamics
- Censura
16 anos
- Gênero
None