A EA decidiu cancelar The Sims 5. O jogo estava em produção ativa e chegou a ter alguns diários de desenvolvedor publicados. A empresa chegou a planejar lançá-lo de forma gratuita. Mas os planos mudaram totalmente.

A mudança se deu por conta do foco em The Sims 4, que atualmente é um game gratuito, com expansões comercializadas separadamente. A ideia é que The Sims 4 receba ainda muitas atualizações e se torna o "jogo Sims definitivo" da série.

Uma das atualizações planejadas é a inclusão de um modo multiplayer, algo que The Sims 4 não tem até hoje, em caráter oficial. Além disso, a EA também planeja lançar um sistema para que os próprios usuários vendam seu conteúdo dentro da plataforma.

Será possível, por exemplo, criar um kit de decoração único e comercializar entre outros usuários. 

A vice-presidente e gerente geral da franquia "The Sims" da EA, Kate Gorman, disse à Variety que o principal motivo por trás da decisão de não publicar uma 5ª edição do jogo foi a preocupação de que os jogadores (há mais de 80 milhões no mundo todo, segundo a EA) teriam que começar tudo de novo depois de uma década de jogo no título existente.

As atualizações mencionadas para The Sims 4 ainda não têm previsão de lançamento.