Reprodução: NOVECT/MangaGamer.
The House in Fata Morgana: Levei 40 horas para descobrir o óbvio
Sim, um jogo japonês com músicas no nosso idioma existe
Por incrível que pareça, existe um jogo japonês em que quase todas as músicas com voz são cantadas em português. Me refiro, evidentemente, a The House in Fata Morgana, uma visual novel de 2012 que fez bastante sucesso no Ocidente após alguns anos — e é fácil entender o porquê.
Como em tantas outras experiências do gênero, The House in Fata Morgana traz músicas de fundo para dar mais sentimento à leitura. Enquanto os personagens conversam ou a narradora prossegue com a história, ouvimos melodias e vozes constantemente. A maioria delas, inclusive, muito boa.
Um dia, enquanto jogava, pensei ter ouvido a cantora dizer algo como "seu sorriso". Na hora, me convenci de que era só impressão minha. Contudo, passadas algumas cenas, ouvi algo como "meu coração". Fiquei perplexo com o fato de que algumas palavras pareciam estar em português. Não podia ser verdade.
LEIA MAIS
- 20 melhores personagens de Mortal Kombat
- Remake de Final Fantasy 9 é mais provável do que nunca
- Os melhores jogos dos Power Rangers
Com um headset na cabeça, decidi ouvir todas as músicas da trilha sonora de novo, no Spotify. Quase pulei de alegria quando, em "Ephemera", entendi todas as primeiras palavras cantadas. "Passarinho, passarinho, canta pra nós, toda manhã, toda noite". É verdade que "cante para nós" seria o correto, pelo menos no Brasil, mas continua sendo uma música em português.
A faixa "Ephemera", acredite se quiser, é uma das primeiras que tocam no jogo. Apenas com o áudio da televisão, eu realmente não tinha conseguido distinguir nem uma palavra sequer enquanto jogava. Com o headset, entretanto, ouvi tudo. E, devo confessar, fiquei muito feliz com o fato de que as músicas estavam em português. Depois disso, o jogo ficou ainda melhor — devo dizer que já tinham se passado umas 40 horas quanto descobri que as músicas estavam em português.
Nitidamente, a pessoa ou o grupo que escreveu as letras das músicas não era fluente em português, mas tinha certa noção de como o idioma funcionava e do que algumas palavras significavam. Mesmo com erros de concordância e com a pronúncia não tão fluente da cantora, é possível entender alguns trechos perfeitamente.
The House in Fata Morgana está disponível para PC (via Steam). Se você nunca leu uma visual novel antes ou apenas não conhecia essa história ainda, prepare-se para uma das experiências mais emocionantes na história da indústria.
- Lançamento
13.05.2016
- Publicadora
MangaGamer
- Desenvolvedora
Novectacle
- Censura
18 anos
- Gênero
Visual novel, terror
- Plataformas
iOS Nintendo Switch Nintendo 3DS PlayStation Vita PlayStation 4 PC