Ao longo dos últimos 10 anos, o The Game Awards premiou dezenas de jogos. Obviamente, não foi possível contemplar todos os títulos de cada ano mas, dentre os “esquecidos”, há alguns casos que dão o que falar até os dias atuais.

A seguir, o The Enemy relembra os maiores esnobados na história do The Game Awards – que incluem jogos icônicos que, chocantemente, saíram sem estatuetas do evento.

Alien Isolation

Alien Isolation

Jogos de terror tem, notoriamente, presença menos expressiva no The Game Awards em relação a outros gêneros. Porém, isso não torna menos surpreendente que Alien Isolation, um dos melhores terrores de sobrevivência da última década, não tenha sido condecorado pela premiação. Alien Isolation foi indicado apenas a Melhor Jogo de Ação e Aventura e Melhor Trilha Sonora, mas saiu sem estatuetas. 

Creative Assembly/Feral Interactive

Bloodborne

Bloodborne

O título mais aclamado da FromSoftware, que teve peso expressivo na indústria na década de 2010, é outro esnobado histórico do TGA. Em 2015, o game angariou indicações a Melhor Direção de Arte, Melhor RPG e Melhor Jogo do Ano, e perdeu nas três categorias. 

No caso de Jogo do Ano é, sim, compreensível que The Witcher 3 tenha sido o escolhido – porém, não há como negar que o fato de Bloodborne não ganhar em nenhuma das outras categorias é particularmente estranho. A ausência de nomeação para Melhor Trilha Sonora, além disso, é questionável.

FromSoftware/Sony

Undertale

Undertale

Outro esnobado do ano de 2015 é Undertale, jogo criado por Toby Fox que se tornou pilar para o mercado independente. O aclamado game, que trás uma proposta inovadora, foi indicado a Melhor RPG, Melhor Jogo Independente e para o Prêmio Jogos de Impacto, mas não saiu vencedor em nenhuma delas. Assim como no caso de Bloodborne, o fato do game ter sido ignorado pela categoria de Melhor Trilha Sonora é gritante.

Toby Fox e Temmie Chang

Hollow Knight

Hollow Knight

Outro esnobado histórico da premiação é o metroidvania mais importante das últimas décadas, Hollow Knight. O aclamado jogo da Team Cherry angariou apenas uma indicação no The Game Awards 2017: Melhor Jogo Independente de Estreia, mas perdeu a estatueta para Cuphead. Aqui, o chocante é que Hollow Knight foi esquecido não só pela categoria de Melhor Jogo Indie, como pela principal da noite – Jogo do Ano. 

Team Cherry

Marvel’s Spider-Man

Marvel’s Spider-Man

Outro game que merecia o reconhecimento da premiação é Marvel’s Spider-Man que, em 2018, foi indicado em seis categorias: Melhor Jogo de Ação/Aventura, Performance, Design de Áudio, Trilha Sonora, Narrativa, Direção e Jogo do Ano. Ainda assim, ele ainda sim saiu sem estatuetas, mais expressivamente na categoria Jogo de Ação/Aventura, que perdeu para o grande vencedor da noite, God of War.

Insomniac/Sony

Resident Evil 2

Resident Evil 2

Outro jogo de terror importante que foi esnobado pela premiação é o remake de Resident Evil 2, que reinventou a experiência do clássico para pautar os grandes lançamentos da série a partir de então. RE2 foi indicado a Melhor Jogo de Ação/Aventura, Design de Áudio, Direção e Jogo do Ano, mas saiu sem reconhecimento. Seria mais uma evidência de que uma categoria dedicada a jogos de terror faz falta?

Capcom

Sifu

Sifu

Por fim, talvez o esnobado mais expressivo dos últimos anos seja Sifu, jogo roguelike beat’em up da Sloclap que conquistou elogios da crítica pela sua proposta única de envelhecer o protagonista a cada derrota. Em 2022, o TGA indicou Sifu a Melhor Jogo de Luta, Ação e Independente. O título não apenas saiu sem estatuetas como, curiosamente, foi categorizado como “Jogo de Luta” e ficou de fora da categoria principal, Jogo do Ano.  

LEIA MAIS

A cerimônia do The Game Awards 2023 acontece em 7 de dezembro com transmissão ao vivo e cobertura em tempo real pelo The Enemy. Conheça todos os indicados deste ano 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

Sloclap