Não é de hoje que o The Game Awards (TGA) é motivo de controvérsia. Ao longo dos últimos anos, a premiação vem sendo criticada por fornecer um espaço cada vez maior para anúncios, recorrendo ao “hype” para fidelizar espectadores. 

A 10ª edição, porém, demonstrou certo desequilíbrio que chamou a atenção dos fãs. O aspecto “vitrine de anúncios” foi o foco nítido do TGA 2023, ofuscando o propósito original de celebrar e premiar os criadores de games. 

Imagem do The Game Awards 2023
The Game Awards

Protestos à porta

Além de, em mais de um momento, soar desrespeitosa com os desenvolvedores, a edição deste ano foi gritantemente desconexa da realidade — algo evidenciado pelo protesto que se acumulou à porta do evento. 

Imagem do The Game Awards 2023
Andy Robinson/VGC/Reprodução

Evidentemente, o ano de 2023 foi marcado por demissões em massa nos games. Os cortes de funcionários chegaram a números exorbitantes, e, entre as categorias mais afetadas, estão aquelas de mais vulnerabilidade em termos de vínculo empregatício — pessoas terceirizadas, ou “contractors.”

Também foi um ano marcado pelas discussões do uso de I.A. em detrimento de criadores e maior sindicalização do setor. 

A demanda por melhores condições de trabalho para o setor de games esteve, sim, no Peacock Theatre, onde aconteceu o The Game Awards, mas não chegou a passar da porta. Priorizando o relacionamento com os líderes de estúdios, as discussões que pautaram o ano não foram abordadas durante a premiação.  

“Climão” com os criadores

Imagem do The Game Awards 2023
The Game Awards

Até mesmo aqueles que estão mais acima na cadeia criativa — pessoas como Sam Lake, da Remedy, ou  Swen Vicke, da Larian Studios — e tiveram a chance de subir ao palco foram tratados de forma um tanto desrespeitosa pelo evento. 

Neste ano, discursos de agradecimento da premiação foram limitados a 30 segundos com a finalidade de “respeitar o tempo disponível e outros premiados”, como revelou JC Lau, da ProbablyMonsters, que teve acesso aos termos da premiação

Imagem do The Game Awards 2023
Javiera Cordero/X/Reprodução

A limitação resultou em momentos constrangedores e desconfortáveis que não passaram despercebidos pelos espectadores. Mais notadamente, durante o discurso de Jogo do Ano, o time de Baldur’s Gate 3 foi interrompido pela música enquanto homenageava uma colega que morreu. 

Fãs registraram a mensagem no teleprompter: “Por favor, encerre”, que rapidamente se tornou um meme nas redes sociais. “Se você cria jogos, você tem 30 segundos para falar no The Game Awards”, ironizou um fã no X/Twitter. 

Percebendo as reações negativas dos fãs, Geoff Keighley foi ao Twitter para dizer que concorda que “a música entrou rápido demais para os premiados deste ano.” O idealizador do prêmio afirma ter dito “ao time para amenizar essa regra durante o show”, reconhecendo que isso “é algo a melhorar no futuro.”

Celebrar o quê?

Imagem do The Game Awards 2023
The Game Awards

O IGN estima que, das duas horas e 52 minutos de duração do The Game Awards, apenas 30 minutos e 42 segundos foram dedicados aos prêmios — o correspondente a 18%. Em outras palavras, 82% do tempo foi garantido a trailers e outros materiais promocionais. 

Da diminuta parcela do show mantida para a premiação, ainda há o fato de que categorias importantes, como Melhor RPG e Melhor Trilha Sonora, foram premiadas fora do palco, sendo anunciadas apressadamente para dar espaço a mais "World Premiers."

Imagem do The Game Awards 2023
The Game Awards

Se os jogos e estúdios de maior visibilidade foram tratados dessa forma, nem precisamos falar da presença de jogos independentes no evento. 

Além de terem anúncios limitados ao pré-show, que é acompanhado por um público menor, as categorias que incluiam títulos indie ficaram de fora do palco. E o que dizer da presença dos esports no evento, então, que há anos são anunciados no pré-show?

Imagem do The Game Awards 2023
The Game Awards

Todos esses fatores presentes na edição de 2023 colocam em cheque o que, exatamente, o The Game Awards se propõe a celebrar. Seria paparicar uma Hollywood que enfim reconhece os games como um mercado em potencial, resultando na presença quase injustificada de astros no palco? Seria, também, evidenciar um futuro animador dos jogos em detrimento do reconhecimento dos méritos históricos e atuais dos criadores? 

O problema está na falta de coerência do evento. Se o foco principal é manter-se como premiação, então, nitidamente, é preciso fazer mais. Caso, de fato, os propósitos da organização sejam outros, o mais lógico seria esperar uma reformulação para a celebração de 10 anos em 2024. 

Imagem do The Game Awards 2023
The Game Awards

LEIA MAIS

O The Game Awards 2023 aconteceu na última quinta-feira (7). Relembre todos os anúncios e vencedores na nossa lista. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.