A Remedy, estúdio responsável por Alan Wake e Control, anunciou nesta sexta-feira (27) um acordo de empréstimo com a Tencent no valor de US$ 16,7 milhões (cerca de R$ 90 milhões) que pode dar à gigante de tecnologia chinesa 20% do controle acionário da desenvolvedora.
O acordo, que ainda precisa ser aprovado pelo comitê executivo da Remedy em outubro, pode ser convertido em ações da desenvolvedora sob "circunstâncias específicas" nos próximos três anos. Caso isso aconteça, o valor emprestado pode representar até 5,98% de ações. A Tencent já fez outras duas aquisições de ações da Remedy e possui atualmente 14% do controle acionário da desenvolvedora de Alan Wake.
Em comunicado, o CEO da Remedy, Tero Virtala, afirmou que o empréstimo ajudará a desenvolvedora a manter seu objetivo de publicar os próprios games, em vez de depender de parceiros — Alan Wake 2, por exemplo, foi publicado pela Epic Games.
"Parte da estratégia de longo prazo da Remedy é a de fortalecer sua posição na cadeia produtiva, ter mais controle sobre como nossos jogos são comercializados, e aumentar nossa participação nos valores que estes jogos criam. À medida que nos movimentamos no caminho da auto-publicação, esse financiamento vai nos ajudar a alcançar pleno do potencial dos jogos que temos em desenvolvimento e certificar o sucesso das atividades comerciais de nossos próximos jogos auto-publicados. O investimento da Tencent demonstra uma confiança forte na visão de longo prazo e estratégia da Remedy", diz o comunicado.
LEIA MAIS
- Jogamos: Neva é jornada emocionante e minimalista com toques de Last Guardian
- Deadlock transforma trapaceiros em sapos
- Alan Wake 2 chega a 1,3 milhão de vendas; Remedy planeja expandir franquia
A parceria entre Tencent e Remedy vai além de aquisição de ações: em 2021, o estúdio finlandês foi responsável pela campanha single-player de CrossFire X, jogo de tiro desenvolvido pela gigante chinesa Depois, as duas empresas anunciaram o desenvolvimento de um jogo free-to-play cooperativo chamado de codinome Vanguard. O projeto passou por uma reformulação e mudou de codinome para Kestrel, mas acabou cancelado.
O empréstimo também vem em um cenário em que a Remedy busca estabilidade financeira em meio aos altos custos de se desenvolver um jogo AAA. Recentemente, a desenvolvedora fechou uma parceria com a Annapurna envolvendo adaptações de Alan Wake e Control para o cinema e televisão.