James B. Ramey, o presidente da Codeweavers, empresa que, junto da Valve, desenvolveu a tecnologia responsável por permitir que jogos nativos do Windows rodem no SteamOS, chamada Proton, enviou um alerta aos possíveis compradores do Steam Deck: certos jogos da biblioteca podem não rodar no PC portátil no lançamento.
Atualmente, a expectativa é de que o dispositivo consiga rodar cerca de 16 mil jogos. Não é pouco, mas continua sendo muito menos do que era esperado por quem acreditou na informação de que seriam suportados todos os games da plataforma.
Originalmente, em entrevista ao IGN, Pierre-Loup Griffais, da Valve, afirmou que o Steam Deck rodaria todos os jogos vendidos atualmente no Steam. Ramey, entretanto, acredita que Griffais fazia referência ao potencial que o dispositivo tem de, um dia, rodar todos esses jogos.
"Acho que ele não estava se referindo, necessariamente, ao suporte desse jogo no Proton — acredito que ele estava dizendo que o dispositivo tem a potência, a placa de vídeo, o RAM e o espaço de armazenamento para oferecer suporte a qualquer jogo disponível", disse no podcast Boiling Steam (via GameSpot).
Isso não significa, evidentemente, que todos os compradores devem desistir. Afinal, não é como se não fosse possível fazer atualizações no sistema. Jogos que não rodarem no Steam Deck no lançamento poderão funcionar normalmente depois disso.
"Eu realmente acredito que, como o Proton é um projeto vivo, não é algo estático de qualquer maneira ou forma", concluiu. "Há muito tempo sendo investido no Proton para oferecer suporte a uma gama mais ampla de jogos, mesmo os que estão disponíveis hoje em dia. Então, você verá que, quando o Steam Deck for lançado e o Proton for colocado na plataforma, existirá um número maior de títulos suportados."