Resident Evil Village foi o grande vencedor do Steam Awards 2021. O jogo da Capcom levou o principal prêmio por meio de votação popular. A lista de premiados também inclui outros títulos famosos como Deathloop, Cyberpunk 2077 e Forza Horizon 5.
Ao todo, foram dez categorias em que a própria comunidade do Steam escolheu 100% dos vencedores. Não houve qualquer envolvimento por parte da crítica na decisão de quais levariam os prêmios — a não ser, é claro, que críticos tenham votado como jogadores comuns.
Surpreendentemente, não houve um jogo sequer que venceu em mais de uma categoria. Quando pensamos em outras premiações, digamos que é relativamente raro ver essa democratização na distribuição dos vencedores.
It Takes Two, o grande vencedor do The Game Awards, se limitou a ganhar apenas na categoria "Melhor com Amigos" do Steam Awards. Obviamente, a conquista faz sentido, já que estamos falando de um jogo totalmente cooperativo e funcional na proposta.
Talvez a maior surpresa da lista seja o fato de que Cyberpunk 2077 ganhou em uma categoria chamada "Outstanding Story-Rich Game", que podemos traduzir, de maneira livre, como "Jogo com História mais Rica." É um tanto curioso ver o RPG da CD Projekt ser reconhecido dessa forma pelos jogadores, considerando todas as críticas que sofreu no lançamento.
Vamos aos premiados:
- Jogo do Ano: Resident Evil Village
- Jogo VR do Ano: Cooking Simulator VR
- Trabalho de Amor: Terraria
- Melhor com Amigos: It Takes Two
- Melhor Estilo Visual: Forza Horizon 5
- Gameplay Mais Inovador: Deathloop
- Melhor Jogo em que Você é Ruim: Nioh 2 — The Complete Edition
- Melhor Trilha Sonora: Marvel's Guardians of the Galaxy
- Jogo com História mais Rica: Cyberpunk 2077
- Sente e Relaxe: Farming Simulator 22