Starfield é o próximo título da Bethesda Softworks, criadora de The Elder Scrolls e Fallout. Recentemente, o gameplay do jogo foi revelado durante a Xbox & Bethesda Showcase 2022 e, desde então, diversos detalhes surgiram em relação ao aguardado game, descrito pelo diretor Todd Howard como o “Skyrim no espaço”. Abaixo, fique por dentro de todos os detalhes que já sabemos sobre Starfield, incluindo data, história, jogabilidade e mais.
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História
Até o momento, não conhecemos muito da história principal de Starfield, mas a Bethesda já forneceu um panorama base do universo do jogo. Em uma publicação no Xbox Wire, a desenvolvedora esclarece que o jogo se passa no ano de 2330, quando a humanidade se aventurou para além do sistema solar e se estabeleceu em novos planetas.

O jogador poderá criar seu próprio personagem e começará na campanha como um “humilde minerador espacial” que decide se unir à Constellation - a principal facção do game, formada por exploradores humanos. A partir de então, será possível “navegar pela vasta extensão dos Settled Systems”, desbravando o universo ao lado do companheiro robô Vasco.
Vasco, infelizmente, qualquer relação com o clube Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. Contudo, é provável que o nome dele seja uma referência ao navegador português que esteve entre os primeiros a viajar da Europa até a Índia.

Assim como outros RPGs da Bethesda, Starfield será formado por diversas facções, cada uma com suas próprias características e intenções em relação aos Settled Systems. São elas:
- Constellation: Grupo de exploradores humanos.
- Ryujin Industries: Uma mega corporação, uma das facções que o jogador poderá se unir no início do jogo.
- Crimson Fleet: Grupo de piratas que você poderá se unir ou trair.
- House Va'Ruun: Grupo de religiosos fanáticos.
- United Colonies: "A república espacial do futuro, idealizada."
- Freestar Collective: "Fantasia de velho oeste espacial, aqueles espalhados pela fronteira."
Gameplay
O trailer cinemático de Starfield, revelado na Xbox & Bethesda Showcase 2021, começa com um detalhe importante. Na parte inferior da tela, se encontram os dizeres "Alpha in-game footage | Creation Engine 2", algo que confirmou que o título está sendo desenvolvido em uma engine completamente nova, diferente daquela usada em Skyrim até Fallout 76.

Já no trailer da Xbox & Bethesda Showcase 2022, finalmente pudemos ver o gameplay em ação. O vídeo tem início em uma lua desolada chamada Kreet, em que é mostrada um pouco da exploração do mundo. Além da visão em primeira pessoa, será possível optar pela câmera em terceira pessoa. Nos diferentes planetas, o jogador poderá minerar materiais como ferro, e é esperado que os recursos adquiridos sejam usados no sistema de crafting. O trailer então segue para uma sequência de batalha, que em Starfield será totalmente em tempo real.
Na apresentação, Todd Howard revelou o criador de personagens, que será "o mais flexível [da Bethesda] até o momento". No início do game, será possível escolher uma classe principal, como médico de combate, professor e valentão, e cada uma fornecerá três habilidades. Como em outros RPGs da Bethesda, cada habilidade poderá ser aprimorada em ranque, desbloqueando mais benefícios para o jogador. Outro recurso familiar são os traços, características do personagem que tem seus prós e contras - por exemplo, o traço “Spaced” (“avoado”, em tradução livre para o português), faz com que o protagonista tenha mais vida e resistência no espaço, mas seja mais suscetível a ataques na superfície.
O sistema de crafting de Starfield permitirá que os jogadores criem e customizem suas próprias estações e naves espaciais. Quanto às naves, inclusive, a personalização influenciará na performance, algo que será importante para as batalhas espaciais.
Mais detalhes fornecidos pela Bethesda
Algo mencionado por Howard na apresentação de gameplay causou um rebuliço na comunidade: Starfield terá mais de 100 sistemas solares com mais de mil planetas para serem explorados, que “terão diversidade de ambientes, de planetas gelados ricos em recursos até outros cheios de vida”.

Em entrevista ao IGN, o diretor confirmou que a galáxia do game usará, sim, de geração procedural, mas garantiu que ela é “robusta o suficiente para aguentar a grande variedade necessária para criar 100 sistemas solares”. Além disso, ele ressaltou que Starfield terá mais conteúdo “criado a mão” do que qualquer outro jogo da Bethesda, de forma que os jogadores poderão “ignorar a geração procedural em favor de uma quantidade enorme de conteúdo”.
No bate-papo, Howard também revelou que não será possível decolar e pousar livremente entre os mais de 1 mil planetas prometidos para o jogo: “As pessoas perguntaram: 'É possível voar com a nave direto para um planeta?' Não. Decidimos no início do projeto que a superfície é uma realidade e o espaço é outra realidade”. Na opinião do diretor, este não é um “recurso tão importante para o jogador”, então o time decidiu não focar nele.

Outros detalhes fornecidos na entrevista incluem a revelação de que New Atlantis, metrópole do planeta Jemison, é a maior cidade que a Bethesda já criou, e que a campanha de Starfield terá de 30 a 40 horas de duração, sendo cerca de 20% maior que títulos anteriores. Na entrevista, Howard também revelou que o time já criou mais 200 mil linhas de diálogo para o jogo, o que corresponde a mais do dobro do disponível em Skyrim. O diretor também comentou sobre o combate espacial, que é inspirado em Mech Warrior e Faster Tha Light.
Data de lançamento
Starfield está previsto para o primeiro semestre de 2023, ainda sem data definida.
Plataformas

Starfield será lançado para Xbox Series X|S e PC via Steam e Microsoft Store.

- Lançamento
01.09.2023
- Publicadora
Microsoft
- Desenvolvedora
Bethesda Game Studios
- Censura
16 anos
- Gênero
RPG/Ação
- Testado em
Xbox Series X
- Plataformas
Xbox Series S Xbox Series X PC