
Silent Hill Ascension é seriado interativo com JJ Abrams
Fãs decidirão juntos o rumo da história
Konami e Genvid Entertainment se uniram para desenvolver uma série interativa chamada Silent Hill Ascension, que terá envolvimento de J. J. Abrams, renomado diretor de cinema.
Nela, espectadores acompanharão os acontecimentos em tempo real e terão de tomar decisões juntos. Pouco foi dito sobre o seriado, além de ser esperado para 2023.
Silent Hill: Ascension não é, exatamente, um jogo, um filme ou um programa de TV. Parece uma mistura de conceitos, pois foi descrito como algo que o público assiste ao vivo e interage tomando decisões em tempo real.
J.J. Abrams fez um comentário sobre essa "experiência" durante a transmissão e disse que: "A experiência de Genvid apresenta uma nova maneira selvagem, épica e inovadora para mergulhar nos horrores de Silent Hill."
Uma breve história de Silent Hill
A equipe conhecida como Team Silent trabalhou nos quatro primeiros jogos de Silent Hill, os mais bem sucedidos da franquia em termos de crítica. Diferente de Resident Evil e outros títulos do gênero, como Alone in the Dark, Silent Hill criou uma identidade própria por meio do chamado terror psicológico.
Mais do que alguns sustos e monstros horripilantes, Silent Hill sempre se destacou por abordar temas complexos. Viajar pela cabeça do personagem principal e entender as alegorias apresentadas em tela era muito mais assustador do que simplesmente enfrentar monstros bizarros com poucos recursos.
Embora a abordagem particularmente genial de Silent Hill tivesse se tornado um fenômeno para um grupo específico de jogadores, é fato que os jogos originais jamais se tornariam sucessos comerciais do nível de Resident Evil, que é a franquia mais famosa do gênero survival horror.
Os jogos de Silent Hill eram bem mais parados do que os de franquias semelhantes, por exemplo. Existia também a questão do tipo de abordagem, que era muito mais intensa e chocante para parte do público do que o oferecido por outros games. Tudo em Silent Hill desviava demais da normalidade.
Inevitavelmente, a Konami perceberia os limites de Silent Hill, que, apesar de artisticamente e conceitualmente autêntico, não rendia tanta grana quanto a empresa esperava, aparentemente. Portanto, a partir de Silent Hill: Origins (2007), o time original foi substituído pelo Climax Studio (na época, Climax Action), do Reino Unido.
Embora tenha sido relativamente elogiado pela crítica, Silent Hill: Origins marcou o início da decadência da série, que atingiria pontos particularmente baixos com Homecoming (2008) e Downpour (2012, último da série principal).
No geral, as críticas aos jogos do "período Ocidental" tinham muito a ver com a falta de inovação e o abandono dos temas complexos característicos da série Silent Hill. Seguindo um movimento similar ao de Resident Evil, a série havia se voltado mais para a ação — só que com menos competência.
2022 marca exatamente uma década desde o último jogo da franquia Silent Hill. Finalmente, a espera pelo retorno da série parece estar próxima de acabar. Resta saber se vamos celebrar um novo game ou lamentar por mais um fracasso da Konami com a franquia.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.</p