
Resident Evil 4: A morte que muitos fãs celebraram
Poucos inimigos na série da Capcom são tão irritantes quanto Ramon Salazar
Jogos de terror, normalmente, nos apresentam antagonistas monstruosos sem alma e inimigos humanos perversos. Resident Evil 4, cuja recriação está em desenvolvimento pela Capcom, não é uma exceção.

Em dado momento da história, Leon e Ashley chegam ao Castelo onde mora um pequeno vilão chamado Ramon Salazar. Talvez ele seja o oponente mais memorável do quarto jogo, inclusive.
Salazar é aquele clássico antagonista presunçoso que ri dos feitos do protagonista e está certo de que algum capanga dele, eventualmente, dará cabo do herói da história.
Chega um momento, em Resident Evil 4, no qual Leon perde contato com Ingrid Hunnigan porque Ramon Salazar decidiu hackear o sistema de comunicação para poder conversar com Leon diretamente.

As conversas entre Leon e Salazar são maravilhosas. Fugindo completamente do tom dos outros três Resident Evil, que costumavam trazer a galhofa sem tanto humor, os dois ficam se provocando no maior estilo dos filmes de ação dos anos 1980 e 1990.
Tudo em Salazar, desde a interpretação até o próprio texto, é propositalmente caricato. Isso quebra um pouco o clima aterrorizante do trecho no Castelo, mas não há como negar que, se a ideia é fazer com que Salazar irrite o jogador, a estratégia funciona muito bem.
"Bom, então, por que você não me mostra o que é um roteiro de primeira classe por meio das suas ações?", brinca Salazar em determinado momento, usando uma frase que serviria até mesmo para responder este texto.

Não temos como saber do que Salazar é capaz. Então, jogadores buscam Ashley com ainda mais afinco durante este trecho da história, tendo como objetivo afastá-la dessa criatura repugnante (ainda que divertida) o mais rápido possível.
Depois de tantas armadilhas e interações bizarras, quando, finalmente, chega o momento de derrotar Salazar, é impossível não vibrar. Mesmo que o combate em si possa ser mais longo do que o necessário, derrotar Salazar é o que nos faz ter a certeza de que o final se aproxima.
LEIA MAIS
- O melhor puzzle do primeiro Resident Evil
- Ranking dos protagonistas de Resident Evil 4
- A criatura mais injustiçada de Resident Evil
A recriação de Resident Evil 4 será lançada em 24 de março de 2023 para PS5, Xbox Series, PS4 e PC (via Steam). Mal posso esperar pelo novo encontro com o inimigo clássico do quarto jogo.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.