
Reprodução: Prime Matter
Remake de System Shock é criticado por usar arte gerada por IA
Prime Matter defende que o intuito é “iniciar o debate”
Em um movimento bastante controverso, a Prime Matter tem usado inteligência artificial para divulgar o Remake de System Shock – algo que não foi bem recebido pelos jogadores.
No final de maio, o estúdio usou a IA Midjourney para gerar uma arte de Shodan, a inteligência artificial que atua como vilã do game. A publicação, inclusive, simula um discurso agressivo da antagonista para o público.

O tuíte logo acumulou diversas críticas dos fãs que, com razão, desaprovaram a escolha do estúdio por uma IA em detrimento de um artista. Em resposta, a Prime Matter defendeu que o intuito era “iniciar o debate”.
"Uma IA usando uma IA para imaginar como seria a forma física de uma IA; não dá para ser mais meta do que isso", escreveu a desenvolvedora.

"A Shodan foi um dos primeiros exemplos de 'IA fora de controle’ nos video games (com base no conceito criado por HAL-9000 em 2001: Uma Odisséia no Espaço) e o potencial das IAs serem mais inteligentes que os humanos é a preocupação de muitos", continuou a empresa em uma sequência de tuítes.
A Prime Matter argumenta que “nunca foi sobre usar arte criada por IA ao invés de artistas, mas sim sobre usar IA para conferir como uma IA se imagina fisicamente”.

A desenvolvedora promete que continuará a usar inteligência artificial no futuro, inclusive para outras áreas. O posicionamento não apenas convenceu os fãs, como frustou parte do público que estava animado para a chegada do Remake.
Sobre System Shock

Anunciado em 2012, o Remake de System Shock atualiza a experiência de um dos jogos mais influentes dos anos 90, que mistura elementos de RPG e tiro em primeira pessoa, influenciando outros jogos como Deus Ex e BioShock.
Em System Shock, o jogador controla um hacker que deve escapar de uma estação espacial depois de alterar a programação da inteligência artificial SHODAN – algo que a capacitou a dominar a estação e se autodeclarar uma deusa.
LEIA MAIS
- Atari inicia processo de compra do estúdio do remake de System Shock
- Engenheiro afirma que IA do Google se tornou senciente
- A.I.L.A., do estúdio de Fobia, recebe gameplay e previsão de lançamento
O Remake de System Shock chega em 30 de maio apenas para PC. O título também deve chegar para consoles, mas ainda não há data confirmada.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!