Fãs de O Senhor dos Anéis e tantas outras obras que se encaixam no conceito de Fantasia Medieval, provavelmente, estão bem familiarizados com a ideia de dois exércitos enormes correndo um em direção ao outro para uma grande batalha na qual espadas, escudos e magia são regra. Isso é Warlander.

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Desenvolvido pelo estúdio Toylogic Inc. e distribuído pela PLAION, Warlander coloca dois times de 20 pessoas um contra o outro. Durante o combate, jogadores podem alternar entre as classes que escolheram levar para o campo de batalha. O objetivo é causar dano aos núcleos dos inimigos, como em tantos outros MOBAs, enquanto se avança para invadir a fortaleza adversária.

Paladino ataca inimigo.

Recentemente, o The Enemy teve acesso antecipado ao título e pôde jogar algumas partidas. Podemos dizer, sem dúvida alguma, que Warlander tem potencial. Contudo, esteja ciente de que o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso.

Quando o combate começa, e os dois exércitos avançam um contra o outro, existem muitas estratégias disponíveis. Obviamente, pode parecer tentador simplesmente correr em direção ao centro do mapa e colidir com as forças inimigas em um duelo justo de força bruta.

No entanto, é fácil perceber os espaços vazios propositalmente colocados nos cantos do mapa. Então, não demora até que alguns jogadores, seja por decisão do líder ou deles próprios, comecem a explorar novas maneiras de adentrar o território do adversário para atacar os núcleos e invadir a base.

Aríete em Warlander.

Esse é o brilho de Warlander. Há muita liberdade para avançarmos da maneira que quisermos. Desde que exista coordenação com os esquadrões de defesa e de especialidades, é possível seguir diferentes caminhos rumo à vitória. Aliás, percebi que escrevi este parágrafo pela perspectiva do grupo de ataque. Bom, você deve ter percebido que foi como escolhi jogar.

As classes disponíveis para os jogadores, ao menos no teste ao qual tivemos acesso, incluíam arquétipos já muito conhecidos: guerreiro, mago, suporte e uma espécie de paladino. Não há muito segredo em relação aos papéis dessas classes. Mais importante do que isso, portanto, é entender a própria função no campo de batalha.

Durante o teste, os times eram divididos em cinco esquadrões formados por quatro pessoas cada (totalizando 20 jogadores). Essas quatro pessoas podiam ser de quaisquer classes, mas os objetivos de cada grupo eram bem variados.

Menu de personalização de Warlander.

Por mais que todos possam ajudar na construção de equipamentos para proteger a base, por exemplo, é fundamental que alguém avance. Afinal, existem núcleos fora das fortalezas de cada equipe. Se os adversários chegarem lá antes, sem encontrar resistência alguma, tudo estará perdido.

Se você está no esquadrão de assalto, por exemplo, o objetivo é que você, junto dos outros três integrantes do grupo, avance em direção à fortaleza inimiga. Caso esteja na defesa, a ideia é cuidar da base, evidentemente. O trabalho precisa ser coordenado. Então, comunicação em tempo real, de preferência por voz, é fundamental.

Mago dispara feitiço de fogo.

Para os jogadores que, como eu, não gostam muito de jogos multiplayer — principalmente, os que podem envolver se comunicar com pessoas aleatórias na internet —, o fator do trabalho em equipe por si só pode ser um problema. Como vencer é quase impossível sem que todos estejam em contato, talvez Warlander não seja para você, caso você se identifique com isso.

Warlander será lançado em dezembro de 2022, como consta na página do jogo no Steam. Se você gosta tanto de jogos online quanto de Fantasia Medieval, Warlander pode ser uma boa opção para juntar os amigos e entrar em batalha. Se você tinha alguma esperança de viver uma campanha épica, com direito a histórias incríveis e personagens memoráveis, busque outro jogo.