Se passaram 40 anos desde a primeira versão do tão aclamado Microsoft Flight Simulator, a franquia mais antiga da empresa responsável pelos consoles Xbox. Com uma das maiores atualizações de todos os tempos, que comemora, justamente, as quatro décadas da franquia, está confirmada a chegada dos helicópteros ao simulador de vôo, uma opção que promete ser bastante desafiadora.
Menor, mais leve e menos potente do que um avião, um helicóptero pode ser surpreendentemente difícil de controlar. Isso porque o vento interfere no comportamento do veículo de maneira incrivelmente intensa, algo que pode ser visto, literalmente, em Microsoft Flight Simulator — existe a opção de tornar visíveis as linhas que correspondem ao vento no jogo.

Durante a maior parte do tempo, me vi em constante disputa contra o vento. Por menor que fosse a distância entre o veículo e o chão, bastava deixar o solo em alguns centímetros para sentir o impacto do vento, como um empurrão. Reconheci minha limitada habilidade e decidi me entregar à assistência, algo que, obviamente, facilitou muito a experiência. Aliás, perdoe as rimas nas frases anteriores.
É verdade que você pode demorar um tempo para se acostumar com os helicópteros, caso decida desligar todas as opções de assistência, mas não pense nesse processo como algo indesejado. Não! Parte da diversão está, justamente, em aprender a controlar o veículo de maneira mais realista do que seria em jogos de mundo aberto como GTA, por exemplo. Sentir o próprio progresso enquanto piloto, de maneira que o vento passa, gradualmente, de adversário a aliado, é o maior prêmio da insistência em uma simulação mais realista.

Você pode não ter experiência alguma com aviação. Isso é o menos importante. Aprender conceitos básicos e ter contato com recriações fiéis de veículos icônicos da história humana é o tipo de experiência que não se compara com as proporcionadas por qualquer outro jogo. Além de um simulador, Microsoft Flight Simulator serve também como uma forma de preservar, digitalmente, aviões, helicópteros e até paisagens que um dia marcaram esse planeta pelo qual tantas pessoas voam de um lugar para outro todos os dias.
Com a disponibilização do simulador nos consoles Xbox, ou mesmo via xCloud, mais e mais pessoas podem experimentar uma das franquias mais antigas da indústria. Muitos desses jogadores em potencial, inclusive, não são os entusiastas já familiarizados com as mecânicas de jogo ou com conceitos fundamentais da aviação. Há quem queira, simplesmente, passear pelos mapas e observar a paisagem. E, acredite: absolutamente todas as pessoas são bem-vindas.

O aniversário de 40 anos de Microsoft Flight Simulator marca o início de mais um capítulo promissor. As novas opções chegam em conjunto com novos jogadores — grupo do qual muitos brasileiros fazem parte, conforme informado por Jorg Neumann ao The Enemy em entrevista.
Atualmente, o Brasil está entre os 10 países com mais jogadores de Microsoft Flight Simulator. Isso se deve, em grande parte, à chegada do simulador aos consoles, que, no Brasil, ainda conseguem ser mais acessíveis do que os computadores de ponta. Todas essas pessoas poderão aproveitar a chegada dos helicópteros a Microsoft Flight Simulator com a atualização de 40 anos, uma adição há muito pedida pela comunidade, que foi devidamente atendida.

Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!