Em um mundo onde Duna: Parte 2 foi uma das grandes estreias do ano, não deve ser tão difícil emplacar um jogo ambientado no mesmo universo, certo? Na verdade, a missão da Funcom com Dune: Awakening é bem complicada; a empresa optou por fazer um MMORPG de sobrevivência em um vasto mundo aberto no planeta de Arrakis — e caso você não tenha visto os filmes, Arrakis é composto quase integralmente de deserto.

O primeiro aspecto que me chamou a atenção durante apresentação no Summer Game Fest 2024 foi o trabalho cuidadoso para que os cenários do jogo tivessem uma variação considerável, mesmo com as possibilidades bem limitadas. Vários biomas, onde as areias são compostas por diferentes substâncias químicas, são muito visíveis em Awakening, tanto pela coloração do solo, quanto pelo clima ou formações rochosas.

Nada melhor do que um passeio de ornitóptero, logo que começou a demonstração, para ter um panorama de como esses pequenos detalhes constroem uma paisagem interessante.

Imagem de divulgação de Dune: Awakening
Divulgação/Funcom

Em seguida, uma rápida demonstração do perigo constante que são os Vermes da Areia: há um medidor na tela que mostra o quanto de atenção das criaturas você está chamando, similar a uma interface de stealth. Não é preciso vacilar tanto para que o monstrengo apareça em toda sua majestade, conforme vimos na apresentação, mas felizmente não são todas as áreas de Arrakis que estão suscetíveis aos ataques.

O mundo de Awakening se torna ainda mais único por seguir uma história diferente do cânone criado por Frank Herbert (e caso você não tenha visto o segundo filme, a informação seguinte pode ser spoiler).

Neste universo, Jessica Atreides não contrariou as ordens das Bene Gesserit e deu à luz uma menina. Ou seja, a trajetória messiânica de Paul Atreides, protagonista dos livros, nunca aconteceu no game, e os impactos políticos dessa brusca mudança na história são óbvios.

LEIA MAIS

Durante a apresentação, o sistema de alianças com uma ou outra Casa do universo de Duna não foi mostrado a fundo, mas vimos um personagem mais aliado com os Harkonnen, o que o garantia acesso a ferramentas exclusivas daquela família. Armas, vestimentas e até um ornitóptero diferenciado são alguns dos itens atrelados às facções, e esse repertório tem até itens de construção únicos de cada identidade visual, permitindo criar fortalezas bem imponentes.

Imagem de divulgação de Dune: Awakening
Divulgação/Funcom

Ainda não se sabe exatamente quais outras facções estarão disponíveis no jogo, mas espera-se que o funcionamento das relações com os Atreides ou os Fremen, por exemplo, siga a mesma lógica.

Atualmente em beta fechado e, infelizmente, sem previsão de lançamento, Dune: Awakening pode conquistar jogadores que já têm algum interesse pelo universo de Frank Herbert. Recursos variados de construção, uma boa variedade de gameplay com combate, exploração e, claro, voos com ornitóptero devem ser suficientes para chamar a atenção de muitos.