
Foto: Reprodução/Overwatch
Overwatch retira 'Z' de skins de Zarya em protesto contra Rússia
Trajes Ártico e Fronte Siberiano da personagem são modificados visualmente. Letra é símbolo militar russo na invasão à Ucrânia
A Activision Blizzard removeu o símbolo “Z” das skins Ártico e Fronte Siberiano da personagem Zarya no Overwatch. A decisão tem a ver com a letra ser o símbolo militar do exército da Rússia utilizado na invasão do país à Ucrânia (saiba mais abaixo). A mudança foi notada por um usuário do Reddit e não foi confirmada oficialmente pela empresa.
LEIA MAIS
- Overwatch 2: Data do beta fechado
- Overwatch 2: Teste do PvP começa nesta semana
- Como compra da Activision Blizzard pela Microsoft impacta esports
Zarya faz parte das Forças Defensivas Russas e é original de Volskaya, uma cidade fictícia russa. Ela tinha o símbolo “Z” no lado esquerdo do peito em ambos os trajes. O detalhe é relativamente difícil de ser notado, mas agora não faz mais parte dos visuais.

Essa não é a primeira vez que Zarya recebe mudanças em skins. O visual Alien, criado para homenagear Sinatraa, eleito MVP da Overwatch League em 2019, recebeu mudanças visuais após o pro player ter sido acusado de abuso sexual pela ex-namorada cle0hm, em março de 2021. Na época, a publisher também disponibilizou o reembolso do traje.
Curiosamente, a Activision Blizzard não seguiu o mesmo caminho de grande parte das principais desenvolvedoras de games e permite que usuários continuem jogando seus jogos na Rússia, apesar de ter suspendido a venda deles na região.
Por outro lado, em março deste ano, a Activision Blizzard possibilitou que jogadores de Overwatch demonstrassem apoio à Ucrânia dentro do jogo. Isso porque foi introduzido um ícone com a bandeira do país em todas as contas do game.
O que é e qual o significado do símbolo “Z”?
A letra “Z” vem sendo utilizada como símbolo da Rússia em veículos, roupas, broches e outros objetos e materiais presentes na guerra contra a Ucrânia. Alguns especialistas militares interpretam o “Z” como “Za pobedy”, em russo “para a vitória”, e descrevem como um novo movimento nacionalista.
