Nos últimos dias, com a notícia da compra do Twitter por Elon Musk e a internet inteira em êxtase procurando saber qual rede social usar agora e o que vai acontecer, eis que surge uma notícia que brilhou meus olhos: a possível volta do Orkut.

Sim, o Orkut. Aquela rede social de muitos anos atrás que foi um enorme sucesso nos anos 2000 e conquistou muita gente. Afinal, quem não tinha Orkut, né?

Acontece que Orkut Buyukkokten, o criador da rede social original, reativou o site e deixou uma mensagem. Sua mensagem fala sobre o poder da conexão para mudar o mundo e deixa claro que ele está trabalhando em algo novo.

orkut 2022

E, então, a internet foi a loucura. Seria essa a volta do Orkut, de fato? Me peguei pensando na volta dessa rede social tão amada por tantos e em como ela, lá por volta de 2008, praticamente moldou meu vício em joguinhos.

Claro que não vamos considerar o meu já existente vício em Neopets na época, mas essa rede social também foi responsável por me deixar viciada em jogos de fazenda e simulação. Pois é.

E tudo começou com o Café Mania e a Colheita Feliz, dois dos meus jogos preferidos de todos os tempos. Eu daria meu reino inteiro pela volta de ambos do jeitinho que eles eram antigamente.

orkut colheita feliz

Quem se lembra do Café Mania? Nele, você podia criar um restaurante do zero e deixá-lo como quiser, montando tudo do seu jeitinho, e também precisava administrá-lo, fazer suas comidas e atender seus clientes.

E da Colheita Feliz? Também um dos grandes clássicos do Orkut e um dos melhores jogos casuais de fazenda que eu já joguei, talvez, exceto, por Hay Day atualmente. E, como todo bom jogo de fazenda, você precisava cuidar da sua virtual como cuidaria de uma real, mas de um jeito bem mais divertido.

Quando digo que esses jogos moldaram meu vício, digo porque eu costumava acordar de madrugada para cuidar da minha fazenda e do meu café. Logava em qualquer lugar para fazer tudo o que o jogo pedia e era fanaticamente dedicada a ambos.

cafe mania orkut

Antes disso — ou talvez na mesma época — as duas únicas coisas que me deixavam tão viciada assim (de acordar de madrugada e estar sempre online) eram o Neopets, como já mencionado, e o Tamagotchi, que já sobrou até para os meus pais cuidarem.

Esses jogos inocentes da época do Orkut ainda eram feitos em Adobe Flash. Meu Deus. Esse é o momento em que eu paro e penso o quão velha eu tô, né? Tudo bem.

E também faz bem lembrar de como a mecânica de “cooperatividade”, de certa forma, era bacana nesses jogos. Hoje em dia temos muitos jogos assim, mas, na época, era divertido e talvez até “novo” poder visitar a fazenda do seu amigo e roubar a horta deles, por exemplo. Você também podia visitar o Café dos seus amigos e eu adorava isso.

orkut colheita feliz

Eu sei que existiam diversos outros jogos bacanas no Orkut naquela época, eu até jogava outros, tipo o famoso Buddy Poke (que eu não sei se pode ser considerado um jogo, enfim), Mega City, Segredos do Mar… Eram tantos.

O fato é que eu tenho muito a agradecer ao Orkut e também a esses joguinhos por terem me feito a gamer que eu sou hoje. Isso pode parecer piada e ser engraçado, eu sei, mas é sério. Não estou dizendo que fui moldada apenas por esses jogos, mas sei que eles têm uma participação muito grande no meu gosto e em como eu lido com jogos hoje em dia.

buddy poke

Só posso torcer feliz para que o Orkut enfim retorne e possamos, além de nos divertir nas comunidades, enviar scraps e mandar depoimentos (O ToPo Eh MeUh), também possamos ter de volta esses joguinhos que são super casuais mas tiram sorrisos e passam o tempo de muitas pessoas por aí, inclusive eu.