Uma nova lei da Califórnia, nos EUA, vai mudar a forma como os usuários compram jogos digitais, em lojas como Steam, PSN ou Xbox, por exemplo. A ideia é deixar claro ao consumidor que ele não compra o jogo em si, mas sim uma licença - que pode, ou não, ser temporária.

A nova legislação, chamada AB 2426 — e sancionada pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom — foi criada para conscientizar os consumidores sobre a natureza, às vezes temporária, da propriedade digital. A ideia é que as lojas mudam termos como "comprar" e "adquirir" por algo que deixe claro a natureza temporária de uma licença online.

Vale lembrar que, recentemente, alguns episódios chamaram a atenção para este tipo de situação. A Ubisoft decidiu remover o jogo The Crew das contas dos usuários, mesmo aqueles que tinham comprado no passado. O game Concord, da Sony, fracassou no mercado e foi retirado do ar duas semanas depois - posteriormente também removido das contas dos compradores, que receberam reembolsos automáticos.

O projeto de lei deve passar a valer a partir de janeiro de 2025 e é um primeiro passo para mudanças mais concretas. Ainda não se tem notícias de algo parecido possa ocorrer no resto do mundo, mas, se der certo, é possível que legislações de outros estados e países decidam optar pelo mesmo caminho.