Nos últimos dias, o NetherRealm Studios confirmou o retorno de mais alguns personagens clássicos em Mortal Kombat 1. Entre os nomes presentes na lista de veteranos, um se destaca por, enfim, receber a justiça que merece na realidade inédita criada por Liu Kang.
Apresentada em Mortal Kombat 4, Tanya estará de volta não apenas com um novo visual como também terá história e personalidade repaginadas que exploram o potencial da Edeniana como nunca antes.
Passado como traidora
Desde o começo, Tanya sempre foi uma lutadora distinta dos demais — a começar pelo fato de que ela foi nomeada com base na irmã de Ed Boon, Tania. Ainda sim, curiosamente, o tratamento que a guerreira recebeu nos jogos até hoje deixa a desejar, sejamos sinceros.
Em um primeiro momento, Tanya foi introduzida como alguém “inocente, mas arrogante”, fingindo-se de desentendida ao infiltrar o exército de Shinook em seu reino, como revelado em Deception.
Em Mortal Kombat, a personagem já foi conhecida pela prepotência, já que se orgulha dos conhecimentos avançados que possui sobre magia de diplomacia. Além disso, ela foi a guerreira que traiu o próprio reino, Edenia. Uma mulher sem honra que, a partir de então, passou a ter a personalidade construída em torno desse traço.
Considerada traiçoeira e enganosa, Tanya atuou, por anos, como uma antagonista da série. Associada a Mileena, ela serviu os principais vilões do universo de Mortal Kombat, reverenciando Shinook e atuando a favor de Shao Khan.
O problema não está no fato que a lutadora é vilã. Na verdade, a decepção está no fato que nunca foi explicado, de fato, quais seriam as motivações de Tanya, de forma que a construção dela na série sempre pareceu um pouco rasa. Isso sem falar da sexualização assombrosa dos uniformes dela até então, uma regra infeliz das lutadoras de Mortal Kombat até pouco tempo atrás.
Isso deve mudar com o reboot da franquia. Com a confirmação da personagem no novo jogo, a trajetória de Tanya na realidade de Liu Kang recebeu os primeiros detalhes.
Em Mortal Kombat 1, a personagem foi escolhida, ainda criança, pelas sacerdotisas Umgadi. Bastaram poucos anos para ela se tornar uma Umgadi exemplar, ao ponto de conquistar confiança suficiente para se tornar guarda-costas da família real. Seria uma pena, então, se o grande segredo dela fosse revelado.
Relacionamento com Mileena
O novo jogo resgata o que talvez seja o aspecto mais interessante na história de Tanya ao longo da franquia: o relacionamento com Mileena. Anteriormente, a paixão das duas havia sido sugerida indiretamente pela NetherRealm em conteúdos extras.
Mais especificamente, as duas trocaram flertes em Mortal Kombat X, mas o passo mais definitivo no relacionamento aconteceu em Mortal Kombat 11. Em um dos finais não canônicos das torres do Arcade, Mileena ressuscita Tanya e se casa com ela. As duas, inclusive, têm uma filha.
Pois bem, o casal terá a história contada oficialmente em Mortal Kombat 1. De acordo com a biografia de Tanya, para se tornar uma guerreira Umgadi, foi necessário fazer votos de devoção e castidade.
“É por isso que, caso se torne conhecido, o laço dela com a Princesa Mileena causaria um escândalo”, consta no site oficial. “Ao seguir o próprio coração, Tanya arrisca não apenas a própria posição como também a vida.”
O relacionamento do casal é indicado no trailer mais recente de Mortal Kombat 1. Os fãs devem concordar que é bastante gratificante acompanhar a valorização da lutadora, assim como de outras da franquia.
O reboot adicionará novas camadas aos personagens que compõem o universo (ou, à esta altura, multiverso) criado pela NetherRealm. Sendo assim, ao que tudo indica, o futuro é bastante promissor.
LEIA MAIS
- Mortal Kombat 1: Suposto vazamento revela Doomslayer, Arlequina e mais
- Mortal Kombat 1: Personagens do beta de agosto são revelados
- Mortal Kombat: Influenciador revela mais 5 personagens
Mortal Kombat 1 será lançado para PS5, Xbox Series, Nintendo Switch e PC em 19 de setembro.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!