Foi a gigante do entretenimento Marvel e não o estúdio de games Firaxis que deu o primeiro passo de uma colaboração para Marvel’s Midnight Suns, de acordo com os próprios desenvolvedores.
Em uma apresentação para jornalistas liderada pelo diretor criativo Jake Solomon, o time que trabalha no jogo nos contou a forma curiosa que esse projeto começou. Pessoas-chave da Marvel entraram em contato com a Firaxis dizendo que eram fãs da franquia XCOM e que queriam propor um jogo licenciado com esse design de combate tático, usando personagens dos quadrinhos.
Solomon disse que ele e os desenvolvedores ficaram um pouco incrédulos com essa história de que pessoas da Marvel seriam “fãs de XCOM” e que acharam se tratar apenas de bajulação. Mas em seguida esses representantes da Casa das Ideias, para a surpresa da Firaxis, souberam explicar e comentar sobre aspectos muito específicos de missões finais de XCOM 2 — que, aliás, é um jogo muito difícil.
Coincidentemente, vários desenvolvedores do estúdio também eram fãs viscerais dessas HQs. Especialmente, Jake Solomon, que decidiu adaptar algo dos gibis que ainda não tinha chegado aos games: a parte mais mística e sombria dessa mitologia.
A partir daí, eles tiveram toda liberdade para quaisquer arcos e personagens que quisessem. “Eles perguntaram: ‘qual história você quer contar?’, ‘quais heróis vocês querem usar?’, ‘que tipo de jogo isso vai ser?’”, explicou o diretor criativo em entrevista ao The Enemy.
A surpresa causada por essas afirmações vem justamente do fato de que os jogos da Firaxis, tanto da franquia XCOM como Civilization, são considerados nichados. Sistemas táticos, estratégicos e em turnos apelam para um público bem menor do que jogos de ação, por exemplo. Sem contar a escolha de uma equipe mais obscura dos quadrinhos para o game, os Filhos da Meia-Noite.
Por isso, seria muito fácil imaginar que a Firaxis tivesse ido atrás do licenciamento e que a Marvel tivesse exigido mais controle criativo. Mas não foi o que aconteceu.
“A Marvel nunca disse que a gente não poderia usar um personagem e tampouco disse que a gente deveria obrigatoriamente usar algum herói. Eles foram muito legais”, reforçou Solomon.
Marvel’s Midnight Suns tem lançamento programado para 07 de outubro, com versões para o PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC — um port para o Switch chega mais à frente. Confira também nossas primeiras impressões do game e o porquê de os desenvolvedores terem ficado frustrados ao descobrirem a trama de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.