O apelo da Microsoft para a CMA já tem data para acontecer. O tribunal de recursos do Reino Unido agendou a audiência para o dia 24 de julho, quando a publisher apresentará o recurso para tentar reverter o bloqueio da compra da Activision Blizzard

Ao todo, a Microsoft terá 10 dias para apresentar o processo – apesar de que o tribunal julga que o período completo seja necessário para que a deliberação final seja alcançada (via Eurogamer).

Imagem de Call of Duty
Activision Blizzard

Assim que for apresentada, a contraproposta deve ficar em análise por cerca de nove meses. Depois, caso seja aprovada, o processo ainda passaria por revisão da CMA.

O apelo da Microsoft teve um sumário divulgado no dia 26 de maio, incluindo a acusação de que a CMA cometeu “erros fundamentais na avaliação da posição atual [da Microsoft] em serviços de jogos em nuvem ao falhar em considerar restrições dos jogos nativos”. 

Imagem do Britain's Competition Appeal Tribunal (CAT)
CAT

O processo de aquisição da Activision Blizzard

A aquisição da Activision pela Microsoft foi anunciada em janeiro de 2021 pelo valor de US$ 69 bilhões, a maior aquisição da história dos videogames. 

Imagem da sede da Activision Blizzard
Activision Blizzard

Até o momento desta publicação, o acordo foi aprovado na China, União Europeia e outras regiões, como o Brasil e Vietnã. Contudo, o processo encontrou um empecilho no Reino Unido, que barrou a fusão sob a justificativa de que prejudicaria a concorrência no mercado de jogos em nuvem.   

Já a FTC, órgão regulador dos Estados Unidos, abriu um processo antitruste contra a Microsoft no final de 2022, alegando que a fusão violaria a lei de concorrência de mercado nos EUA. O imbróglio será discutido em tribunal a partir do próximo mês de agosto. 

Imagem de Call of Duty
Activision Blizzard

LEIA MAIS

Desde a revelação do processo, a Sony tem se mostrado contrária ao negócio, afirmando que a Microsoft garantiria vantagens desleais caso a compra seja aprovada. A disputa gira em torno, principalmente, de uma possível exclusividade da franquia Call of Duty – uma das mais lucrativas do mercado – no Xbox.   


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!