O primeiro Life is Strange chegou em 2015 com lançamento episódico e, desde então, a franquia ficou conhecida por seguir esse modelo. Contudo, é possível que esse deixará de ser o caso após True Colors. É o que sugere o designer narrativo sênior Philip Lawrence da Deck Nine que, em entrevista publicada na última quarta-feira (4), revelou que a decisão de publicar o último game inteiro foi “a decisão certa”.

Cena de Life is Strange: True Colors mostra a protagonista Alex Chen, uma mulher asiática de cabelos pretos e curtos que usa um óculos redondo de armadura preta
Reprodução: Deck Nine/Square Enix

LEIA MAIS

Ao Rock, Paper, Shotgun, Lawrence comunicou que, ao menos para a Deck Nine, não há planos de retomar o antigo modelo de lançamento: “Não consigo imaginar voltarmos ao modelo episódico. A reação [dos jogadores a novo formato de True Colors] foi muito positiva."

“Acho que fomos cuidadosos em manter a estrutura de episódios, porque isso parece ressoar com os jogadores. Faz parte do DNA de Life is Strange”, continua o dev. “Se os jogadores quiserem parar um pouco, refletir e ter momentos legais com a comunidade, eles podem. Mas, para aqueles que ficariam frustrados com o modelo de lançamento episódico, poupamos eles dessa frustração.”

Imagem de Life is Strange Before the Storm mostra Rachel e Chloe em um bar
Reprodução: Deck Nine/Square Enix

De acordo com Lawrence, a decisão de deixar o formato episódico de lado foi discutida e “agonizada” pelos times de Life is Strange. Porém, ele acredita que “foi a decisão certa”. 

True Colors chegou em setembro de 2021 e foi o primeiro game da franquia a ser lançado com todos os capítulos disponíveis de uma só vez. Já os jogos anteriores costumavam a ser lançados no decorrer de até um ano. 

Cena do primeiro Life is Strange mostra Max Caufield contemplando a parede de seu quarto, repleta de luzes e fotografias.
Reprodução: Dontnod/Square Enix

Contudo, atrasos no desenvolvimento causaram janelas grandes demais entre os capítulos. Por exemplo, Life is Strange 2 chegou a ter intervalos de quatro meses entre os lançamentos. Em comparação, os capítulos do game original chegavam a cada dois meses. 

O estúdio canadense Deck Nine é responsável por dois Life is Strange: Before the Storm, a prequela do game original, e True Colors, um dos lançamentos mais aclamados de 2021. O original, por outro lado, foi criado pelo estúdio francês Dontnod, que também foi responsável pela sequência, Life is Strange 2

Por mais que a Deck Nine tenha decidido seguir o novo formato, ainda não há confirmação se a Dontnod deixará ou não o modelo de lançamento episódico. Recentemente, o estúdio francês revelou que planeja lançar até cinco novos Life Strange entre 2022 e 2025.

extras/capas/life_is_strange_box_art.jpg
Life is Strange
  • Lançamento

    30.01.2015

  • Publicadora

    Square Enix

  • Desenvolvedora

    Dontnod

  • Censura

    16 anos

  • Gênero

    Aventura, narrativo

  • Plataformas

    PC Xbox 360 Xbox One PlayStation 3 Xbox 360 iOS Android