
Divulgação/IllFonic
Jogamos: Killer Klowns from Outer Space é multiplayer de terror caótico
Adaptação de filme B dos anos 1980 aposta em trabalho em equipe para ambos os lados da partida
Recorrer ao multiplayer assimétrico já se tornou quase um padrão para o terror nos games. Afinal, essa modalidade de jogo em que um jogador (ou um grupo de jogadores) têm poderes muito maiores que os demais fornece a estrutura perfeita para criar a atmosfera de medo e tensão que caracteriza o gênero. Enquanto a maioria dos títulos dessa categoria colocam um jogador contra um grupo, Killer Klowns from Outer Space divide seus jogadores em dois times para deixar tudo ainda mais caótico.
Caso você esteja reconhecendo esse nome, vale explicar: sim, esta é uma adaptação de Palhaços Assassinos do Espaço Sideral, clássico filme B de terror de 1988, cujo título é auto-explicativo: um grupo de palhaços alienígenas aterroriza uma pacata cidade norte-americana.
O The Enemy jogou, em uma sessão com desenvolvedores do estúdio IllFonic, algumas partidas do game, que tem previsão de lançamento para 4 de junho no PC, PlayStation 5 e Xbox Series. E, utilizando todas as bizarrices do seu material original, Killer Klowns oferece um gameplay de terror caótico.
Na primeira partida, foi o momento de conferir a gameplay dos palhaços alienígenas. Para vencer, eles precisam matar os humanos, ou capturá-los em casulos para terem sua energia vital extraída. Como em todo jogo multiplayer assimétrico, este é o lado mais poderoso da disputa, já que eles são capazes de imobilizar humanos, têm força superior e são capazes de se teletransportar para qualquer lugar.
Sua grande desvantagem se dá em sua mobilidade reduzida, o que exige justamente cooperação entre os membros da equipe de palhaços para cobrir todo o mapa.
Já os humanos, por sua vez, precisam se apoiar na furtividade e agilidade para conseguir escapar do mapa de jogo. Há várias maneiras de fazer isso, mas algumas delas exigem que você complete objetivos, como obter gasolina para abastecer um barco, por exemplo. Os humanos conseguem se esconder com facilidade e não fazer barulho ao se movimentar.
A diferença de Killer Klowns se dá justamente na possibilidade de o trabalho em equipe servir para os dois lados da partida. Um grupo de humanos pode emboscar um palhaço para derrotá-lo com armas encontradas pelo mapa, ao mesmo tempo em que os palhaços também podem se teleportar para imobilizar um humano com mais rapidez.
A parte mais caótica e interessante do jogo, curiosamente, acontece quando você deixa a partida. Como um humano, no modo espectador, você pode fazer uma série de minigames que dão recompensas como itens de cura, armas e outras vantagens, e pode guardá-las para si ou distribuí-las para colegas de equipe que ainda não escaparam.
Com esses elementos juntos, Killer Klowns from Outer Space consegue criar partidas caóticas e divertidas da melhor maneira. Em vez de entregar a IP para títulos similares já consagrados, como Dead by Daylight, a adaptação usa elementos do filme para criar um bom jogo.