Não vou mentir: o mês de março não traz emoções muito fortes em termos de lançamentos, pelo menos à primeira vista.
O grande lançamento desse mês é, de longe, Monster Hunter Rise, novo jogo da titânica série da Capcom que parece ter finalmente conquistado o Oeste com MonHun World, e que sai inicialmente para o Nintendo Switch.
Porém, ainda temos alguns títulos notáveis, incluindo It Takes Two, Balan Wonderworld (que reúne os cocriadores de Sonic the Hedgehog) e o promissor jogo brasileiro Dandy Ace.
Março também traz a chegada de alguns títulos aclamados para plataformas inéditas, incluindo Yakuza: Like a Dragon para PS5, Crash Bandicoot para Switch, PS5 e Xbox Series X/S, e Disco Elysium para PlayStation.
Confira os principais lançamentos do mês abaixo:
Yakuza: Like a Dragon
2 de março (PlayStation 5)
Lançado para PC, PS4, Xbox One e Xbox Series X e Series S em novembro, Yakuza: Like a Dragon finalmente chega ao PlayStation 5 no Ocidente.
Sétimo jogo principal da aclamada franquia da Sega, Yakuza: Like a Dragon é essencialmente um reboot da franquia, trazendo um novo protagonista, nova região e sistema de combate.
No jogo, o protagonista Ichiban Kasuga é aparentemente traído por seu antigo chefe após passar 18 anos na cadeia por um crime que não cometeu, sendo abandonado na região de Yokohama, no Japão. Logo, ele se envolve em uma conspiração complexa envolvendo organizações criminosas, polícia e políticos corruptos.
Para ajudá-lo nessa jornada, Ichiban conta com a ajuda de diversos companheiros que o ajudam em batalhas, que ao invés da pancadaria dos games anteriores agora se assemelha a RPGs japoneses como Dragon Quest.
A versão de PS5 do jogo será lançada com legendas em português do Brasil.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Harvest Moon: One World
2 de março (PS4/Switch)
Próximo jogo da nova série com o nome de Harvest Moon, em One World jogadores terão a oportunidade de explorar cinco tipos de biomas diferentes - de campos a praias e montanhas -, cuidando de plantações e animais em uma jornada para resgatar a Deusa da Colheita.
Jogadores também poderão se relacionar com diferentes pessoas, podendo até se casar durante a jornada.
Vale notar que, como dito acima, esta é a “nova” série de Harvest Moon, já que a franquia que o público conhecia como Harvest Moon dos anos 1990 agora é conhecida como Story of Seasons - que também tem um jogo em março de 2021, como veremos mais para frente.
Sea of Solitude: Director’s Cut
4 de março (Nintendo Switch)
Lançado originalmente em 2019 no PC, PS4 e Xbox One, Sea of Solitude chegará ao Nintendo Switch em uma versão especial e exclusiva, conhecida como Sea of Solitude: Director’s Cut.
Distribuído agora pela Quantic Dream (de Heavy Rain e Detroit) ao invés da EA, esta nova edição do jogo conta uma versão expandida e retrabalhada da jornada da protagonista Kay, que deve navegar e atravessar por locais repletos de monstros metafóricos envolvendo seus traumas e problemas psicológicos.
Entre as mudanças desta versão estão um roteiro retrabalhado, um novo elenco de voz, e cutscenes e animações refeitas em relação ao game original.
Apex Legends
9 de março (Nintendo Switch)
Falando em jogos já lançados ganhando versões para o Switch, Apex Legends chega oficialmente ao console da Nintendo no dia 9.
Esta versão do jogo está sendo desenvolvida em parceria com o estúdio Panic Button, os technomancers responsáveis por trazer jogos como Doom, Doom Eternal e Wolfenstein II: The New Colossus.
E já que ele será lançado no meio da atual temporada do jogo, a EA oferecerá 30 níveis no Passe de Batalha e experiência em dobro pelas duas primeiras semanas.
Stronghold: Warlords
9 de março (PC)
Novo jogo da tradicional série de estratégia em tempo real da Firefly Studios, Stronghold: Warlords agora dá a oportunidade de jogadores tomarem controle de exércitos e forças do Oriente, incluindo japoneses, chineses e mongóis.
Outro destaque especial é a implementação de Senhores da Guerra, que podem ser recrutados ou derrotados para tornarem-se vassalos e servindo para o gerenciamento e manutenção de suas forças, além de poderem ser usados de várias maneiras no campo de batalha.
Crash Bandicoot 4: It’s About Time
12 de março (Switch/PS5/Xbox Series X/S)
Após seu lançamento original para o PlayStation 4 e Xbox One, chegou a vez do Switch e consoles de nova geração receberem a nova aventura de Crash Bandicoot.
Em Crash 4, o herói e seus companheiros devem enfrentar novamente o Dr. Neo Cortex, que cria uma fenda no multiverso ao fugir de sua prisão. Sendo assim, jogadores precisarão atravessar diferentes mundos e universos para encontrar as Máscaras Quantum e trazer ordem ao universo.
Em It’s About Time jogadores poderão tomar controle de Crash, sua irmã Coco, uma versão alternativa de Tawna, e até mesmo o próprio Dr. Neo Cortex em determinadas fases, além de vários outros personagens desbloqueáveis.
Samurai Shodown
16 de março (Xbox Series X/S)
Dois anos após seu lançamento original, Samurai Shodown agora estreia na nova geração de consoles.
Reboot da icônica série de luta da SNK, esta nova versão terá, além de melhorias gráficas suporte a até 120 fps. Não só isso, graças ao sistema de Entrega Inteligente, quem tiver a versão do Xbox One já terá acesso ao game no novo console, assim como qualquer DLC adquirido até então.
16 de março também é a data da chegada da Temporada 3 do jogo, que contará com figuras como a lutadora Cham Cham.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Marvel’s Avengers
18 de março (PS5/Xbox Series X/S)
Lembra de Marvel’s Avengers? Bom, o jogo dos Vingadores finalmente fará sua estreia na nova geração de consoles, após ter sua data original, prevista para o fim de 2020, adiada.
O jogo contará com melhorias e novidades como o uso de feedback háptico para cada herói no DualSense do PlayStation 5. Donos da versão de Xbox One e PS4 poderão fazer o upgrade gratuito para as novas versões.
No mesmo dia, o game receberá o Gavião Arqueiro, Clint Barton, além de um pacote de aventuras que mostrará o herói enfrentando uma versão futura de si mesmo, além do Maestro, uma versão inteligente e brutal do Hulk.
Overcooked! All You Can Eat
23 de março (PC/PS4/Xbox One/Switch)
Já disponível para o PS5 e Xbox Series X/S, a coletânea de Overcooked! agora também chegará ao PC e consoles da geração atual.
O pacote inclui o conteúdo dos dois games e seus DLCs, com mais de 200 fases, além de sete níveis inéditos, três chefs novos, resolução em 4K e taxa de quadros em 60fps (com exceção do Switch, que terá o jogo a 30fps), e opções de acessibilidade para jogadores com deficiência.
Isso sem falar que o Overcooked! original foi retrabalhado usando o motor gráfico da sequência, permitindo sessões de jogo online.
Story of Seasons: Pioneers of Olive Town
23 de março (Nintendo Switch)
Lembra de Harvest Moon: One World no começo dessa lista de lançamentos? Bom, Story of Seasons é o mais novo jogo da série antigamente conhecida como Harvest Moon, que mudou de nome após 2013.
No novo jogo, o protagonista deve honrar o legado de seu avô e tomar conta de sua fazenda na pacata comunidade de Olive Town. Para isso, o jogador deve manejar suas plantações, cuidar de animais e procurar itens e materiais para melhorar sua estrutura.
Isso além de participar de festivais e eventos em Olive Town, conhecendo mais de seus habitantes (e possíveis romances).
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Dandy Ace
25 de março (PC)
Jogo brasileiro do estúdio Mad Mimic, Dandy Ace é um roguelite em que o herói deve escapar de um espelho mágico após ser preso pelo vilão Lele, também conhecido como o Ilusionista dos Olhos Verdes.
Ao ser derrotado e reiniciar sua jornada, o jogador melhorará suas habilidades e poderes, além de poder fazer diversas combinações para o combate via cartas de baralho especiais.
No elenco brasileiro do jogo estão figuras conhecidas do público gamer, incluindo LJoga, BKRsEDU, Patife, Kalera e Gabi Catuzzo.
Yakuza 6: The Song of Life
25 de março (Xbox One/Series X/S)
Yakuza 6, jogo que encerrou a saga de Kazuma Kiryu como protagonista da franquia da Sega, finalmente será lançado para os consoles Xbox.
Em sua aventura final, Kiryu deve investigar o que aconteceu com a jovem Haruko após ser atropelada tentando salvar um bebê - que, o ex-yakuza logo descobre, é filho dela.
A investigação o leva até a cidade de Onomichi, em Hiroshima, onde ele logo se vê envolvido em uma guerra entre facções de gangues japonesas, chinesas e coreanas, além de um mistério acobertado desde os tempos da Segunda Guerra Mundial.
Vale notar que, com Yakuza 6, todos os jogos principais da série finalmente estarão disponíveis para os consoles da Microsoft.
Monster Hunter Rise
26 de março (Nintendo Switch)
Grande lançamento do mês, Monster Hunter Rise é o mais novo jogo da aclamada série da Capcom, e fará sua estreia no Nintendo Switch.
Situado na região da Aldeia Kamura (que conta com uma temática ninja), Rise segue o formato clássico da série, em que um ou até quatro jogadores podem caçar pelas diferentes criaturas que vivem em seus arredores.
Há, no entanto, novidades para caçadores: é possível se locomover e acessar diferentes áreas do mundo graças a um arpéu especial conhecido como Cabinseto; e os Amicães, companheiros caninos que também podem servir de montaria para jogadores.
Também é possível montar (brevemente) em monstros grandes por meio do Cabinseto.
O jogo também terá compatibilidade com o outro game da série previsto para 2021, Monster Hunter Stories 2.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Balan Wonderworld
26 de março (PC/PS4/PS5/Xbox One/Series X/S/Switch)
Balan Wonderworld reúne a dupla Yuji Naka e Naoto Ohshima, criadores de Sonic the Hedgehog e que colaboraram pela última vez em Nights into Dreams.
Em Balan Wonderland, jogadores terão controle de dois personagens, Leo e Emma, que seguem o misterioso maestro Balan por meio de mundos internos de pessoas.
Durante a aventura,será possível utilizar mais de 80 roupas diferentes, com habilidades e estilos únicos.
It Takes Two
26 de março (PC/PS4/PS5/Xbox One/Series X/S)
It Takes Two é o novo jogo do estúdio Hazelight, e tal qual seu título anterior, A Way Out, é uma experiência totalmente cooperativa entre dois jogadores.
No game, dois jogadores controlam o casal Cody e May, que estão prestes a se divorciar. Graças a um desejo de sua filha, Rose, os dois são transformados em bonecos e, sob a tutela de um livro de auto-ajuda chamado Dr. Hakim, devem trabalhar juntos para sobreviver a um mundo mágico e cheio de perigos.
O game se destaca pelos várias mecânicas e conceitos diferentes que jogadores terão que utilizar nas aventuras de Cody e May, desde parar o tempo e se clonar até usar armas complementares para solucionar quebra-cabeças.
Evil Genius 2: World Domination
30 de março (PC)
Sequência do primeiro Evil Genius, de 2004, em World Domination o jogador deve criar o seu próprio lar de supervilão (com um cassino como fachada) e criar o seu próprio dispositivo de destruição para - veja só - tentar dominar o mundo.
Jogadores devem gerenciar e melhorar as instalações de sua base, encontrar recursos para sua máquina do juízo final, e criar armadilhas e treinar soldados para eliminar qualquer agente secreto que ouse invadir seu território.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Disco Elysium: The Final Cut
Sem data (PC/PS4/PS5)
Um dos jogos mais aclamados dos últimos anos, o RPG Disco Elysium será lançado em versão expandida e, pela primeira vez, para consoles, a começar pelo PlayStation 4 e PlayStation 5.
No game, o jogador controla um policial que perde a memória após entrar em um ciclo de autodestruição e consumo absurdo de álcool. Com a missão de descobrir o responsável pela morte de um homem enforcado na árvore atrás do hotel onde está hospedado, ele parte em uma jornada pelas ruas da cidade decadente de Revachol, tentando reconstruir sua identidade por meio de interações com os habitantes e as próprias escolhas do usuário.
The Final Cut traz o conteúdo do jogo original, mais uma série de quests relacionadas às visões políticas que o jogador pode escolher para o personagem - entre comunismo, fascismo, moralismo e ultraliberalismo - e trabalho de voz para todos os personagens, incluindo os diferentes pensamentos do protagonista.