Após diversos adiamentos, o jogo do Gollum da Daedalic Entertainment chegou oficialmente nesta quinta-feira (25) – e, bem, o resultado final não parece ser bem o que os fãs de O Senhor dos Anéis esperavam. 

Em consenso, a crítica está massacrando o game, que já desponta como a pior nota do Metacritic em 2023. Bem, pelo menos até agora, pois nunca se sabe o que o restante do ano reserva. 

Imagem do Metacritic
Metacritic

The Lord of the Rings: Gollum estreou no principal agregador de reviews de games com meros 38 pontos para a versão de PS5, com 21 avaliações. Conforme mais críticas foram computadas, porém, a nota subiu um pouco, estabelecendo-se em 40. Já a versão de PC possui nota 43 (via Kotaku). 

O consenso parece estar na aparente quantidade avassaladora de problemas técnicos que o lançamento possui, incluindo bugs, controles não-funcionais e carência de polimento. 

Imagem de The Lord of the Rings: Gollum
Daedalic Entertainment/Nacom

O The Guardian chamou o título de “um jogo de ação furtiva derivado, nada interessante e fundamentalmente quebrado que falha em capturar qualquer coisa interessante da obra de Tolkien”.

A desaprovação do game chega até a níveis extremos, com o GameSpot dando nota 2 de 10 e o DigitalTrends se recusando a sequer dar uma nota para o lançamento.  

Imagem de The Lord of the Rings: Gollum
Daedalic Entertainment/Nacom

Sobre The Lord of the Rings: Gollum

Desenvolvido pela Daedalic Entertainment, o jogo do Gollum tem foco em aventura e traz uma mistura de parkour com elementos stealth. 

Imagem de The Lord of the Rings: Gollum
Daedalic Entertainment/Nacom

Os jogadores precisam alternar entre as personalidades Gollum e Sméagol para avançar pela história, e as decisões terão impacto no desenrolar da narrativa, que conta com personagens conhecidos da franquia como Galdalf e Thranduil. 

Revelado em 2019, o game estava, em um primeiro momento, previsto para chegar em 2021. Depois, ele foi adiado para setembro 2022 e, em seguida, ficou sem data definida para chegar.  

Imagem de The Lord of the Rings: Gollum
Daedalic Entertainment/Nacom

Até que, enfim, no último mês de março a Daedalic confirmou que o lançamento chegaria no final de maio – porém, nitidamente, o jogo precisava de mais tempo de desenvolvimento.

LEIA MAIS

The Lord of the Rings: Gollum está disponível para PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!