Vou ser bem honesto: Memórias Póstumas de Brás Cubas não seria minha primeira escolha de livro ou história de Machado de Assis em uma investigação policial.

Afinal de contas, o que muitos consideram a maior dúvida de toda a literatura brasileira vem de outro livro seu – Dom Casmurro e a real paternidade de Ezequiel –, enquanto a razão da morte de Brás é significativamente menos ambígua.

Porém, depois de jogar The Posthumous Investigation por cerca de meia-hora, a proposta fez bem mais sentido, já que assim como no livro, a morte não é um impedimento para que Brás Cubas tenha sua opinião sobre as coisas.

(Sem falar que ele é um babaca engajante, enquanto o Bentinho é um babaca entediante)

The Posthumous Investigation
Mother Gaia Studio/Divulgação

Desenvolvido pelo Mother Gaia Studio, em The Posthumous Investigation você controla um detetive particular no Rio de Janeiro de 1937, que é contratado para descobrir quem foi responsável pelo assassinato de Brás Cubas.

O contratante, no caso, sendo o próprio Brás, que também te coloca em um loop temporal, revivendo constantemente o mesmo dia até resolver o mistério.

Não só isso, ao fim de cada ciclo, você e Brás se reúnem no Limbo para analisar o que foi descoberto ao conversar com suspeitos e fazer suas descobertas pela cidade.

O processo de investigação em The Posthumous Investigation é focado em entender os padrões e rotinas de cada um dos investigados e figuras de interesse em potencial relacionadas ao caso.

Figuras como Sabina (irmã de Brás) e o político Lobo Nevez (sim, com Z) se movimentam pela cidade conforme o dia vai passando, e por isso mesmo o jogador/detetive precisa ver exatamente o que cada um faz para usar diferentes linhas de questionamento.

The Posthumous Investigation
Mother Gaia Studio/Divulgação

Aí entram quebra-cabeças como descobrir como convencer os policiais a investigar a cena do crime, ou o leão de chácara a te deixar entrar no clube chique da cidade.

Nisso tudo, uma boa sacada do jogo é permitir que você acelere o tempo até determinado horário para não ter que ficar sem fazer nada até aquela hora, ou se estiver focado em apenas uma determinada parte da investigação.

Por outro lado, minha preocupação surge mais com quebra-cabeças que possam servir principalmente para "encher linguiça" e aumentar artificialmente a duração do jogo, como a de descobrir três drinques de fregueses habituais do clube noturno.

The Posthumous Investigation
Mother Gaia Studio/Divulgação

Mas no geral, The Posthumous Investigation parece uma homenagem à obra de Machado de Assis que me traz no mínimo curiosidade, até mesmo nos pontos em que divergem da narrativa original.

O jogo está previsto para chegar no quatro trimestre de 2024.

LEIA MAIS