Depois de um preview mais didático sobre o seu próximo lançamento, finalmente a Slightly Mad Studios soltou uma versão de prévia de Project CARS 3 para testes. O que na teoria se mostrava uma aposta arriscada, pelo menos até agora se confirmou: ao querer tornar o jogo mais amigável e se aproximar do público mais casual, o terceiro jogo da franquia é uma das manobras mais arriscadas da desenvolvedora até agora.
Enquanto os dois primeiros jogos se posicionavam como alternativas mais sérias dentro do estilo simcade nos games de corrida, o novo título que será lançado em menos de um mês parece ter buscado se encaixar na diretriz da Codemasters para este ano e resolveu direcionar seus esforços para facilitar as coisas e parecer menos amedrontador para quem nunca jogou ou tem pouco contato com jogos do gênero.
Nos testes com o conteúdo que foi disponibilizado, o aspecto fundamental dessa mudança foi a jogabilidade no controle totalmente reformulada: o jogo está substancialmente mais fácil de ser jogado usando um controle dos consoles da geração atual, especialmente com o do Xbox One. No volante, a percepção de densidade foi afetada com a pegada mais casual de forma bem clara.
Além disso, vários elementos visuais mais extravagantes e uma abordagem bastante simplista nos menus, na interface geral e na estrutura do game mostram que o passado da franquia, fortemente ligado às raízes do automobilismo, parece estar se diluindo aos poucos para dar espaço a uma nova fase mais “jovial” – mesmo que isso pareça extremamente forçado em vários momentos.
Na tentativa de se reinventar, Project CARS 3 se propõe a correr um risco alto de machucar uma base de fãs que apreciavam a seriedade dos títulos anteriores em detrimento de conquistar um público muito mais próximo de títulos como seu irmão-de-casa GRID e, claramente, Forza Motorsport. Resta saber se terá força o suficiente para atrair as pessoas.
Como é de se esperar, uma análise mais densa e detalhada será disponibilizada mais próximo da data de lançamento, marcada para o dia 28 de agosto para PlayStation 4, Xbox One e PC.
Você pode conferir abaixo alguns vídeos de gameplay puro, tanto no volante quanto no controle: