Demorou, mas chegou a evolução dos games em realidade aumentada. Minecraft Earth pega emprestado algumas ideias de Pokémon GO, refina elas e acrescenta ainda diversas novidades empolgantes.
O game foi revelado oficialmente nesta sexta-feira (17) após alguns teasers feitos nas redes sociais. O título ainda não tem data de lançamento definida, mas será gratuito para Android e iOS com microtransações para itens cosméticos. Um teste beta fechado começa no meio do ano e vai aos poucos chegar a diversos países.
Em evento realizado nesta semana na sede da Mojang, na Suécia, o The Enemy teve a oportunidade de testar Minecraft Earth.
A tela principal lembra bastante o estilo de Pokémon GO, mostrando um personagem em um mapa baseado no mundo real. A primeira diferença, claro, fica para o visual todo feito de bloquinhos, bem ao estilo Minecraft.
Assim como existem PokéStops e Ginásios em Pokémon GO, o novo jogo mobile da Microsoft traz pontos de destaque no mapa, mas com atividades variadas. Uma delas é coletar recursos, tarefa feita ao 'mineirar' a tela, dando vários toques.
Mais empolgantes são os eventos de exploração e combate, que colocam jogadores para interagir com construções virtuais integradas ao mundo real. Minecraft Earth usa obrigatoriamente a função de realidade aumentada, o que causa certo impacto. É muito surpreendente quebrar bloquinhos na calçada da rua e ver que abaixo deles há uma caverna com tesouros e caveiras!
Porém, o grande diferencial de Earth é a maneira como adapta um dos principais pilares de Minecraft para o universo mobile: o compartilhamento.
O game usa uma tecnologia de 'âncoras espaciais' em desenvolvimento pela Microsoft, o que facilita a interação de objetos virtuais com espaços fixos no mundo real. Inclusive em multiplayer.
Escolha um ponto do mundo real, compartilhe sua construção ali e interaja em tempo real, ao lado de outras pessoas. Minecraft Earth encanta também ao permitir fazer isso em escala 1:1, como se aquele castelo muito louco que você construiu com bloquinhos realmente estivesse ali no meio do parque.
O jogo borra os limites entre real e virtual de maneira empolgante, como pouco se viu.
Fica ainda certa dúvida como Microsoft e Mojang vão lidar com um problema que atormentou Pokémon GO durante muito tempo (e provavelmente ainda atrapalha em alguns lugares): como jogar em cidades menos populosas e que talvez não tenham tantos monumentos marcantes e pontos importantes para se tornarem áreas especiais em Minecraft?
Os produtores dizem que vão coletar dados de uso do game e também mapear comentários pela internet para pode resolver isso da maneira mais eficiente e rápida possível, mas ainda é difícil dizer com precisão como acontecerá esse processo.
De volta do passado holográfico
O conceito todo de Minecraft Earth parece bem familiar, mas isso não é à toa. Brad Shuber é diretor de arte do game mobile e também trabalhou na demonstração de realidade aumentada com o visor HoloLens, exibida na E3 2015.
"Eu e outras pessoas do time de Minecraft Earth trabalhamos na demo para o HoloLens. Houve vários momentos em que pensamos 'essa é uma maneira incrível de interagir com Minecraft'. É algo novo, um forma muito física de interagir com o jogo", conta Brad.
"Mas, na época a tecnologia do HoloLens não era muito popular. Deixamos de lado, mas sempre pensando que íamos voltar a mexer com isso algum dia.
E esse dia finalmente chegou.
Muita da magia e emoção que sentimos das pessoas quando mostramos da demo do HoloLens nos inspirou a resolver esse quebra-cabeça de como poderíamos trazer essa experiência para mais pessoas".
- Lançamento
18.11.2011
- Publicadora
Microsoft Studios
- Desenvolvedora
Mojang
- Gênero
Aventura