Dune Awakening é a grande aposta da Funcom para inserir de vez o universo de Duna no mundo dos games, e o The Enemy pôde testar cerca de 40 minutos de gameplay em evento a portas fechadas dentro da BGS 2024.
A gameplay já começava um pouco adiantada na história, mas ainda explicava um ou outro conceito básico do jogo. Para aqueles que já estão familiarizados com MMOs e survivals, é tudo muito natural.
Largado no meio das dunas de areia com uma faca improvisada, meu objetivo era recolher alguns recursos e ir atrás de água. Um recurso escasso e precioso nesse universo, ou seja, fui atrás de inimigos para extrair o sangue deles e não precisar mais me preocupar com isso.
Conforme você vai avançando de montanha a montanha, você é apresentado a uma barra de exaustão que aumenta drasticamente caso você fique embaixo do sol forte, sendo assim, a sua melhor opção é sempre procurar locais mais protegidos.
Em alguns momentos, você vai se ver encurralado pelo sol, tendo que atingir uma área mais longe e que certamente isso vai ser um problema, o que não é muito aconselhável.
Continuei meu trajeto coletando restos de equipamentos quebrados, seja pegando diretamente do chão ou utilizando uma espécie de arma a laser que consegue craftar e que facilitou a coleta de recursos.
Recursos esses que só vi três distinções: metais que eram usados para criar tecnologias, grama que era usado para criar roupas e curas e pedras que não tive a oportunidade de utilizar muito já que eram para criar as bases.
Após explorar um pouco, fui de encontro a uma missão em que eu precisava encontrar uma base escondida e eliminar todos que estavam por lá. Não foi difícil encontrar e ter meu primeiro contato com mais de um inimigo por vez.
Alguns deles utilizavam armas de fogo e outros com armas de corpo a corpo e se você não tomar cuidado, você vai receber bastante dano. A movimentação desses NPCs não era das melhores e não foi difícil ver alguns deles presos em alguns objetos sem conseguir se mover.
LEIA MAIS
- Tomb Raider IV-VI Remastered é anunciado para 2025
- Sucessor espiritual de Disco Elysium está em produção por novo estúdio
- Metaphor: ReFantazio lançou agora e já vendeu 1 milhão de unidades
Um detalhe muito importante dessa aventura é que caso você morra para os NPCs ou para a Worm, todo seu loot é dropado e você respawna só de cuequinha - literalmente.
Infelizmente eu aprendi isso da pior maneira possível. Tentando fazer uma longa travessia sob o sol escaldante, começou a aparecer na minha tela o sensor de tremulações que indica o quão perto a Worm está de você.
Esse sensor foi ficando cada vez mais vermelho, indicando que em breve eu encontraria meu pior inimigo e eu já estava em um ponto da minha travessia que não dava pra voltar. Porém alguns poucos segundos depois eu vejo a Worm saltando da areia próximo de mim e não tive nem chance de fugir.
A Worm vem na minha direção, a câmera muda para um ponto fixo e você é engolido totalmente por ela.
E assim todos os meus equipamentos estavam no meio do nada, com uma pequena Worm perto, pois foi dito para mim durante o teste que por se tratar do early game do jogo, essa seria uma das menores que encontraremos durante a jogatina, e assim confirmei o meu pensamento de que caso você morra tentando recuperar o seu loot perdido… você realmente perde ele de vez, já que ele será substituído.
Mas as Worms, as bases de inimigos e o sol são os obstáculos durante o dia. Pois a noite naves circulam pelas áreas, apontando luzes e caso você seja pego por uma delas, você será paralisado e uma equipe de soldados irá sair delas e te fuzilar.
Por se tratar de um teste curto, visto que o jogo vai possuir mais de 60 horas de conteúdo em seu lançamento, não pude experimentar tanto as diferentes classes que o jogo possui e muito menos a criação de bases por completo.
Dune Awakening chega em 2025 mas ainda sem data e parece extremamente promissor. Diferentes classes que podem se misturar, quantidades absurdas de itens para craftar e um mapa enorme nos esperando.