Hogwarts Legacy, o RPG de mundo aberto baseado no universo de Harry Potter que anda sumido há bastante tempo, foi recentemente alvo de rumores de adiamento para 2023. Agora, a Warner Bros. reforçou que o game vai sair em 2022.
Em uma atualização vinda diretamente do site Wizarding World, site oficial do universo de Harry Potter, falando sobre o que vem por aí, o trecho do game é intitulado com letras garrafais: "O jogo Hogwarts Legacy será lançado neste ano".
"2022 também é o ano em que o muito esperado jogo de console do selo Portkey Games da Warner Bros. Games, Hogwarts Legacy, está marcado para ser lançado", diz o texto. "Desenvolvido pela Avalanche Software, esse RPG de ação permitirá jogadores a ter sua própria aventura situada na escola de magia durante o fim do século de 1800. De aprender feitiços poderosos e criar poções, até aperfeiçoar habilidades no combate e domar feras mágicas, este jogo permitirá a seus jogadores a experienciar o mundo mágico como um estudante da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts como nunca antes ao determinar o destino deste mundo inteiro."
Hogwarts Legacy foi anunciado durante o evento de revelação da data do PlayStation 5, mas pouco se viu e ouviu falar sobre o jogo desde o trailer de anúncio — exceto em janeiro de 2021, quando o jogo foi oficialmente adiado para 2022.
No podcast Sacred Symbols+ (via VGC), o jornalista de games Colin Moriarty declarou que ouviu de fontes que o game poderia ser adiado mais uma vez, desta vez para 2023.
"Eu ouvi por trás das cenas que o jogo não vai sair este ano, e que está sofrendo algum tipo de problema", disse.
A atualização do site parece refutar a declaração de Moriarty e suas fontes, mas a Warner não deu maiores pistas de quando veremos o jogo novamente, ou quando a data de lançamento será divulgada. Uma declaração da executiva Rachel Wakely, da Warner, indicou que a empresa deve se focar no lançamento do jogo apenas após a estreia de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore nos cinemas.
Hogwarts Legacy também é repleto de controvérsias, especialmente em relação a declarações transfóbicas da autora J.K. Rowling. A Warner Games já indicou que a escritora não tem relação direta com o jogo, mas o presidente da divisão defendeu seu "direito de opinião".
Além disso, o produtor Troy Leavitt deixou o projeto após ser criticado por posições anti-feministas em seu canal no YouTube.
Pelo lado positivo, uma reportagem da Bloomberg indica que os desenvolvedores criaram um editor de personagens capaz de criar um personagem trans para o protagonista.
Hogwarts Legacy está em desenvolvimento para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.