Harry Potter é - e sempre foi - uma grande sensação. Muitos jogos da franquia já foram desenvolvidos e, recentemente, Hogwarts Legacy é o jogo que tem deixado os fãs sem dormir de tanta ansiedade para o lançamento.

Apesar dos muitos jogos já criados nesse universo, nenhum deles era especificamente dedicado ao famoso esporte bruxo: o Quadribol.

Um desenvolvedor de jogos indie que atende pelo apelido de Team Eldritch criou o primeiro videogame de Quadribol VR não oficial que é totalmente gratuito e acessível para aqueles que possuem óculos de realidade virtual.

seeker VR harry potter

O jogo chama-se Seeker VR e é criação de um super fã de Harry Potter tão dedicado que passou a maior parte do ano pandêmico aprendendo a programar em VR, tudo para trazer à vida o castelo e o terreno de Hogwarts, bem como a mecânica de voo de quadribol para os fãs como ele.

Em entrevista, ele disse que ninguém nunca tinha feito um jogo de quadribol em realidade virtual ainda, e sentiu que alguém deveria fazer.

Ele foi lançado em agosto, e no final de setembro possuía mais de 10.000 downloads no itch.io.

seeker VR harry potter

Seeker VR é um jogo não oficial, o que quer dizer que é independente e não possui nenhuma vinculação com a Warner Bros - que detém os direitos de Harry Potter -, ele é gratuito e foi compartilhado de fã para fã apenas para uso não comercial.

O que destaca no jogo é o mundo virtual incrível e com uma altíssima fidelidade aos filmes que Team Eldritch construiu. Para criar esse jogo, ele adaptou as imagens espaciais altamente detalhadas de um jogo anterior de Harry Potter que atualmente está esgotado e não pode mais ser reproduzido na maioria dos dispositivos.

Team Eldritch espera que as “pessoas legais da Warner Brothers” - como ele os chama - apenas o deixem fazer isso e permaneçam fiéis à sua postura anterior sobre as criações de fãs e o deixem continuar com o jogo contanto que ele não reivindique afiliação ou tente ganhar dinheiro com isso. Ele também mencionou que estaria disposto a trabalhar nos jogos oficiais da Portkey Games, se eles quisessem.

portkey games harry potter

A Portkey Games é um selo de jogos da Warner Bros. Games dedicado a criar novas experiências mobile e de jogos no Mundo Mágico, colocando o jogador no centro de sua própria aventura inspirada nas histórias originais de J.K Rowling. O selo foi criado para trazer aos jogadores e fãs novas experiências de jogo que lhes permitam mergulhar no Mundo Mágico de maneiras imersivas, podendo criar suas histórias mágicas.

Como Seeker VR é um jogo não oficial, isso quer dizer que você não o encontrará na Oculus Store. Ao invés disso, existem outras técnicas para poder fazer o download e jogar Seeker VR em seu óculos de realidade virtual. A página oficial do jogo no sidequestvr também está disponível.

nimbus 2000 seeker vr

Vale lembrar que ele ainda é uma demo, então, ao iniciar o jogo, você passará por um tutorial de 10 minutos que imita a primeira aula de quadribol de Harry, quando o então capitão do time de quadribol da Grifinória, Oliver Wood, explica as regras. O desenvolvedor até mesmo contratou um dublador para a demo, e ele usa um sotaque muito parecido com o de Oliver Wood.

Na demo você aprende a pilotar sua vassoura, arremessar, pegar e marcar com a goles, derrotar os balaços e, se você for rápido o suficiente, pegar o Pomo de Ouro.

Em entrevista, Team Eldritch disse que passou muito tempo apenas descobrindo a mecânica de voo e se certificando de que fosse divertido. “Curvar, frear, acelerar - tudo tinha que ser ajustado exatamente para encontrar o equilíbrio entre velocidade e controle”.

hagrid's house seeker vr

Além disso, eles também disseram que estão trabalhando no jogo e jogar com um time virtual contra alguns oponentes de IA é muito provável de acontecer, ao contrário de um modo multiplayer, que exigiria uma codificação ainda mais avançada do jogo, além de custos de hospedagem mais altos.

Você também pode voar para fora do campo de quadribol e explorar o castelo de Hogwarts e os arredores. Não é exatamente um jogo, é apenas uma parte de exploração que qualquer fã de Harry Potter gostaria de fazer, caso pudesse.

hogwarts castle seeker vr

O desenvolvedor aprendeu a criar jogos de RV por si só e utilizou a ferramenta de desenvolvimento 3D da Epic Games - a Unreal Engine - para isso. Para construir o jogo, ele olhou para os jogos oficiais de Harry Potter. O desenvolvedor EA Bright Light Studios - responsável pelos jogos de HP - se esforçou para criar um modelo realista de Hogwarts baseado nos filmes onde os jogadores pudessem explorar. A equipe até mesmo trabalhou com os mesmos projetos dos filmes.

Infelizmente, não é mais possível comprar ou jogar esses jogos no PC devido a vários problemas de licenciamento. Mesmo assim, o dev de Seeker VR dá muitos créditos ao desenvolvedor original e espera que a equipe da Bright Light daquela época aprecie suas criações ganhando vida.

neville bridge seeker vr

Extrair recursos 3D de um jogo de 15 anos construído em um mecanismo de código fechado não é fácil”, disse Team Eldritch em entrevista para o Mashable.Levei um mês e meio apenas para terminar de montar o exterior do castelo. Mas valeu a pena, porque os detalhes que os artistas da Bright Light conseguiram foram fenomenais”.

Ele também disse que tentou utilizar apenas os recursos 3D que já estão disponíveis gratuitamente ou com os quais ninguém parece interessado em ganhar dinheiro. Ele afirma que a criação do jogo foi um trabalho de amor por uma série que adora e respeita.

inside hogwarts seeker vr

Para completar a experiência, a parte de som do jogo também é incrível. O próprio Team Eldritch deu voz aos balaços e a tecnologia que alimenta as experiências do Oculus Quest permitiu que ele fosse bem além. O Oculus oferece suporte a um “plugin de áudio espacial de código aberto”, que permite que os desenvolvedores brinquem com a maneira como nossos cérebros processam o som em três dimensões.

Isso significa que você pode ter um Pomo de Ouro voando ao redor de você e saber imediatamente de qual direção o som está vindo - o que completa a ilusão no que diz respeito ao áudio 360”, completou.

seeker vr quadribol

Em outra entrevista - dessa vez ao Mugglenet - o desenvolvedor também falou que demorou 8 meses para trazer o videogame à vida, além de ter mencionado que é totalmente autodidata e não começou como programador.

Além disso, ele também complementou e enfatizou que sua paixão por Harry Potter o fez criar o jogo e o disponibilizar gratuitamente para que outros fãs pudessem jogar e que o objetivo nunca foi ganhar dinheiro.

seeker vr quadribol game

Eu fiz o jogo, antes de mais nada, para mim - era algo que eu sempre quis jogar. Obviamente, é feito por um fã, mas eu não queria que parecesse amador, então tudo, desde o design dos menus às bolas e à narração receberam o mesmo tratamento obsessivo”, comentou.