Quem tem um notebook costuma aproveitar a mobilidade para levá-lo para cima e para baixo e usar em diversas tarefas, como estudar, trabalhar e, obviamente, jogar. É exatamente por isso que, muitas vezes, os usuários abusam do equipamento sem sequer perceber. Vamos corrigir isso?

Onde não usar

O primeiro erro e, possivelmente, o mais comum é utilizar o notebook no colo ou em cima de superfícies fofas como a cama ou uma almofada. Essa prática atrapalha o resfriamento do aparelho, já que esse tipo de superfície tende a tapar as áreas de entrada e saída de ar, atrapalhando o trabalho das ventoinhas. Computadores precisam de ar circulante, e quanto mais fresco o ambiente, melhor (por isso salas de servidores costumam ser tão geladas).

Isso pode causar um aquecimento acima do normal em atividades que exigem muito, como rodar um jogo com gráficos absurdos ou realizar uma partida online. E apoiar no próprio colo pode ser confortável, mas o usuário se expõe ao risco de superaquecimento do notebook e queimaduras na pele.

Além disso, pode ser lindo para o Instagram postar foto trabalhando em casa na beira da piscina ou na orla da praia, mas ficar exposto ao sol e a umidade também influencia no desempenho do notebook e vai impactar de forma negativa no médio/longo prazo. Isso vale tanto para o uso quanto para o armazenamento.

Locomoção

É extremamente prático levantar o equipamento e levá-lo até outra pessoa para tirar uma dúvida, mas esse hábito precisa ser repensado. Isso porque o disco rígido continua funcionando quando o aparelho está ligado e em movimento, mas deslocamentos bruscos podem danificar de forma considerável o disco de gravação. Afinal, essa peça é como uma agulha em cima de um disco de vinil, que pode, sim, ser arranhado.

O ideal é desligar o notebook antes de transportá-lo. Ou pelo menos ativar a hibernação com sua tela abaixada e aí sim se locomover.

Limpeza em dia

Poeira e sujeira não são apenas motivo de problemas para pessoas alérgicas, mas também para equipamentos eletrônicos. Muita gente se esquece de limpar, mas os componentes dos notebooks, e computadores no geral, precisam regularmente de limpeza por dentro e por fora.

Há quanto tempo foi a última geral? Ou mesmo, seu equipamento já foi limpo alguma vez?

Não precisa ficar abrindo o notebook toda hora, mas teclado, tela e saídas de ar são locais que valem a pena limpar sempre que possível. Ainda mais se você tiver algum animal de estimação em casa, porque, além da poeira, o usuário tem de lidar com pelos que podem sim atrapalhar e muito o eletrônico. O acúmulo de resíduos pode comprometer o funcionamento adequado e até superaquecer o equipamento.

Por isso, faça a limpeza externa de seu equipamento ao menos uma vez por semana e quanto a parte interna é interessante realizar o processo uma vez por mês.

Cuide bem de seus eletrônicos que eles terão uma vida útil muito maior.