O anúncio de GTA 6 prometeu o lançamento para 2025 no caso dos consoles mais recentes: PS5 e Xbox Series. No entanto, não há previsão de lançamento para PC.

Casal principal de GTA 6.

Fãs de Red Dead Redemption 2 devem se lembrar de que o jogo também não foi lançado para todas as plataformas ao mesmo tempo: o port de PC demotou mais de um ano.

Apesar do contínuo sucesso de GTA 5, que se deve, em grande parte, à cultura de mods da comunidade, os jogadores de PC continuam sendo deixados para depois nos planos da Rockstar.

Lucia na prisão em GTA 6.

Mike York, que trabalhou como animador na Rockstar Games entre 2012 e 2017, comentou a respeito disso em um vídeo no canal dele no YouTube.

York destaca que, durante o desenvolvimento de GTA 5, que também demorou para chegar aos PCs, o foco estava no PS3 e no Xbox 360, de forma que os computadores ficaram em segundo plano.

Sobre os longos períodos de espera, York explica que os desenvolvedores aproveitam o port para impulsionar o hardware: "Eles vão otimizá-lo para as melhores peças de PC disponíveis do momento de lançamento."

York destacou, no vídeo, as diferenças de arquitetura e componentes entre consoles e PCs, evidenciando a necessidade de testes mais extensivos no último para garantir um bom funcionamento.

NPCs na praia em GTA 6.

Embora York explique a situação do ponto de vista dos desenvolvedores, a comunidade, com razão, demonstra frustração com a decisão da Rockstar Games.

Afinal, a empresa contou com mais de mil pessoas trabalhando em GTA 5 e quase 2 mil profissionais trabalhando em Red Dead Redemption 2.

Não bastasse o fato de que a equipe é enorme, a Take-Two Interactive, que detém a Rockstar Games, teve uma receita líquida de US$ 5.35 bilhões em 2023, o que torna difícil justificar uma eventual falta de investimento nos funcionários.

LEIA MAIS

Quão longa será a espera por GTA 6 no PC permanece um mistério, mas a comunidade espera que, com os recursos que a Rockstar tem em mãos, a demora seja compensada com um produto de alta qualidade.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.