A greve de atores de videogames ainda está em andamento nos EUA e um novo desdobramento pode afetar projetos atuais da Riot Games, como League of Legends, segunda temporada de Arcane e também o mundial de LoL, conhecido como "Worlds".

Acontece que o sindicato de atores dos EUA, o SAG-AFTRA, adicionou League of Legends à lista de videogames paralisados. A organização registrou uma queixa contra a Formosa Interactive, empresa que presta serviços para a Riot Games e LoL.

De acordo com a SAG-AFTRA, o estúdio Formosa tentou cancelar um de seus jogos após o início da greve em julho. Quando a ação não teve sucesso, a SAG-AFTRA alega que a Formosa então transferiu secretamente o jogo para o que o sindicato descreveu como uma empresa de fachada e, posteriormente, fez chamadas de elenco exclusivamente para talentos não sindicalizados.

Em resposta, a SAG-AFTRA entrou com uma queixa trabalhista injusta no National Labor Relations Board (NLRB) contra a Formosa Interactive e adicionou o jogo de maior destaque do estúdio — League of Legends — à lista de jogos em greve do sindicato.

A Riot Games emitiu uma declaração nas redes sociais dizendo: " League of Legends não tem nada a ver com a reclamação mencionada no press release da SAG-AFTRA". A desenvolvedora observou que instruiu a Formosa Interactive a usar apenas talentos sindicais no jogo e que nunca permitiu que a Formosa cancelasse um jogo que registrou com eles.

A Riot Games também emitiu um comunicado à imprensa norte-americana, informando que a queixa não deve afetar a promoção de Arcane 2 ou a realização do Worlds, mas isso é incerto, de acordo com a SAG-AFTRA.

Ainda não há detalhes concretos de como a adição de League of Legends à lista da SAG-AFTRA pode afetar atualizações de jogos, mas é possível que o lançamento de novos personagens seja o lado mais afetado para o público.

A grava segue em andamento e ainda não tem previsão de acabar. Os grevistas reivindicam por melhores condições de trabalho e proteção contra o uso de inteligência artificial em atuações e dublagens.