Funcionários da Blizzard Entertainment começaram a compartilhar os valores de seus salários em uma lista anônima na última sexta-feira (31) como forma de protestar contra as disparidades salariais entre trabalhadores e executivos da companhia.
De acordo com a Bloomberg, o movimento é resultado de propostas de ajuste salarial consideradas abaixo do esperado por funcionários da companhia.
Em 2019, uma pesquisa interna com funcionários da Blizzard revelou que mais da metade de seus colaboradores estavam descontentes com suas remunerações, avaliadas como não competitivas por muitos.
Fontes afirmaram à publicação que, após o levantamento, a companhia prometeu que promoveria um estudo para garantir pagamentos mais justos.
Os resultados do estudo começaram a ser divulgados no mês passado, quando a Blizzard fez novas propostas de aumentos salariais.
A divulgação acabou gerando revolta em grupos de funcionários, já que a maior parte dos aumentos tendo ficado abaixo dos 10% – um valor abaixo do que era esperado por colaboradores.
A discussão sobre a disparidade salarial entre funcionários e executivos da Activision Blizzard ganharam força após o Bobby Kotick, CEO da companhia, ter recebido compensações de US$ 40 milhões em 2019, segundo dados compilados pela Bloomberg. Dennis Durkin, diretor financeiro da companhia, teve US$ 15 milhões em bônus.
Apesar de tradicionalmente ter mantido certa autonomia da Activision Blizzard, a Blizzard Entertainment tem sido pressionada pela estrutura corporativa a promover cortes de custos nos últimos anos. No ano passado, a empresa fez cortes em áreas como publicação e eSports – apesar do registro de receita recorde da Activision Blizzard.
Segundo a Bloomberg, um veterano da companhia argumentou que funcionários hoje ganham menos na Blizzard do que ganhavam há cerca de dez anos, quando colaboradores recebiam mais por conta de horas extras.
Outros funcionários indicaram à publicação que aumentos significativos só foram obtidos após deixar a companhia para trabalhar em outras empresas do setor, como a Riot Games.