
Exportação de games brasileiros cresce 600% em 2021
Desde que a iniciativa Brazil Games foi implementada
Segundo um relatório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) e da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), o país exportou cerca de US$53 milhões em games e faturou US$2,18 bilhões com o mercado de jogos eletrônicos em 2021.
Esse foi um aumento de 600% desde que a iniciativa Brazil Games foi implementada. E ela visa capacitar empresas para exportar produtos de forma segura e inserir empresários brasileiros no cenário internacional de produção de jogos.
“O mercado de games tem natureza 100% exportadora, isto é, seu formato digital tem potencial para que seus serviços e produtos sejam facilmente distribuídos. Através de nossas ações e da qualidade da mão de obra brasileira, os produtos e serviços de games do Brasil estão presentes hoje em 95% dos países de todo o mundo”, informou o presidente da Abragames, Rodrigo Terra.

No projeto, atualmente, estão cerca de 140 empresas. Entre elas a Aiyra, que atua no desenvolvimento de jogos e há cerca de três anos exporta seus serviços através do Brazil Games.
Um dos focos da iniciativa é incluir as produtoras brasileiras no metaverso - um universo digital que usa tecnologias como realidade virtual e estímulos hápticos para inserir o usuário em ambientes digitais imersivos.
“Games trabalham com criação de mundo. E o metaverso é a evolução disso, em que as ferramentas da tecnologia são usadas para se viver em outras realidades, que não sejam só esta física como conhecemos. Com o grande potencial que temos em nossos serviços de desenvolvimento de jogos, tenho certeza que temos a competência e a tecnologia necessárias para tornar o Brasil um dos principais atores criativos do metaverso”, informou Terra.