A Epic Games foi multada em 1,125 milhão de euros na Holanda. A alegação da Autoridade para Consumidores e Mercados (ACM) do país foi de que a loja de Fortnite opera com propagandas consideradas nocivas para crianças. A Epic, entretanto, diz que apelará da decisão.
Foram duas ocorrências separadas encontradas pela ACM: a primeira é o uso de elementos como "Compre Agora" na loja do game, consideradas apelativas no país; essa infração gerou uma multa de 562,5 mil euros. A contagem regressiva usada para mostrar o tempo que uma skin seguirá na loja também foi objeto de muilta, somando mais 562,5 mil à conta.
"É preciso notar que crianças são mais vulneráveis a certas práticas comerciais, em comparação com outros consumidores. A Epic explorou esses tipos de vulnerabilidade. Assim, ela falhou em tomar o cuidado necessário que se espera de vendedores ao lidar com crianças", declarou o ACM (via GamesIndustry).
LEIA MAIS
- Dead by Daylight terá crossover com Castlevania
- Pacote de games para ajudar RS esgota em menos de 24h
- Série de Tomb Raider é confirmada pela Amazon
A Epic já removendo as contagens regressivas de sua loja em todo o mundo, não só na Holanda. A partir do 24 de maio, holandeses só verão itens que ficarão na loja por mais de 48 horas. Apesar de acatar com a decisão, a empresa declarou que não concorda com a multa:
"O que foi encontrado na decisão do ACM contém erros factuais significativos sobre como Fortnite e sua loja operam. O ACM está pedindo mudanças que causariam uma experiência ruim para jogadores. Nós vamos apelar dessa decisão", declarou a empresa.